Voos do Reino Unido para Portugal, Espanha e Itália poderão sofrer atrasos no verão

A implementação de um novo sistema de controlo de tráfego aéreo por parte das autoridades francesas poderá levar a atrasos nos voos do Reino Unido para Portugal.

De acordo com informação avançada pelo SchengenVisaInfo.com, os voos provenientes do Reino Unido e com destino a Portugal, Espanha e Itália poderão enfrentar, neste verão, alguns atrasos, devido a um novo sistema de controlo de tráfego aéreo que as autoridades francesas irão lançar no próximo mês de abril.
Enquanto o sistema está a ser montado, os aviões que utilizam o espaço aéreo francês terão que ser redirecionados para evitar quaisquer confusões, informa o SchengenVisaInfo.com.
“Tendo em conta que os voos do Reino Unido para Portugal, Espanha e algumas partes de Itália utilizam atualmente o espaço aéreo francês, significa que a nova alteração irá causar atrasos”. 
Comentando a situação, o diretor de operações da Deutsche Flugsicherung, empresa responsável pelo controlo de tráfego aéreo da Alemanha, admitiu que atrasos nos voos e desvios de um espaço aéreo para outro serão “inevitáveis”. No entanto, salienta que estão a trabalhar para “reduzir ao mínimo os atrasos”, encontrando-se a trabalhar com os parceiros europeus.
Além disso, os céus da Alemanha também devem ficar lotados neste verão, com especialistas a alertar para o número crescente de aviões que sobrevoarão a Alemanha nos próximos meses. “Os céus europeus já estão ocupados e enfrentam interrupções devido à proibição que a UE e a Rússia impuseram uma à outra”, advertem os especialistas.
A Eurocontrol, Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea, revelou no seu último relatório que o reencaminhamento dos voos está a perturbar o tráfego numa vasta área da UE.
Devido à situação atual, a Eurocontrol informo que a Lituânia perdeu cerca de 200 sobrevoos por dia entre meados de fevereiro e meados de março, com mais de metade dessa redução de sobrevoos a ocorrer porque “os fluxos de e para a Rússia pararam”.
Além disso, a Polónia e a Letónia também têm registado menos sobrevoos pelo mesmo motivo.
"Os voos entre a Turquia e a Rússia continuam, mas reduzidos em cerca de 30%. No entanto, a Lituânia ganhou cerca de 18 voos por dia com esse fluxo, para evitar a Bielorrússia. Este aumento limitado é mais do que compensado por reduções nos sobrevoos de e para a Ásia, também porque a Bielorrússia está fechada”, conclui a Eurocontrol.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Encontrados dois cadáveres em alojamento local no Porto
27/01/2023
FC Porto começa "Champions" de hóquei com empate
27/01/2023
Sérgio Conceição: "Temos uma fome incrível de conquistar este título"
27/01/2023
Proposta de criminalização do consumo de droga “não é feliz”, defende membro do grupo municipal de Rui Moreira
27/01/2023
Defesa de Vale e Azevedo recorre para o Tribunal Constitucional contra contumácia
27/01/2023
Jovem de 19 anos morre em despiste de mota em Lordelo do Ouro
27/01/2023
Labirinto
27/01/2023
Clube dos Pensadores assinala 10 anos da presença de Miguel Relvas
27/01/2023
Encontrados dois cadáveres em alojamento local no Porto
27/01/2023
FC Porto começa "Champions" de hóquei com empate
27/01/2023