21 Mar 2023, 0:00
113
A Assembleia Municipal do Porto aprovou, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do Comendador Rui Nabeiro, proposto pelo Grupo Municipal do Partido Socialista (PS), e cumpriu um minuto de silêncio, relembrando “uma das figuras mais consensuais do nosso tempo”.
“Tornou-se num exemplo inspirador, um dos maiores e melhores empresários portugueses, com o espírito transformador capaz de criar riqueza e coloca-a ao serviço da comunidade, sempre com sensibilidade social, tornando-os numa das figuras mais consensuais do nosso tempo.”, recordou Agostinho Sousa Pinto, líder do Grupo Municipal do PSD, que solicitou o voto de pesar.
Rui Nabeiro, que faleceu no passado domingo, dia 19 de março, foi relembrado pelo “seu talento, otimismo e esperança caracterizados pelo seu sorriso sincero e constante” que o tornaram num “símbolo de progresso e solidariedade”.
“[Rui Nabeiro] marcou este país, a partir de um ponto no interior, dando-nos uma lição de possibilidade, de vontade, e de empreendedorismo absolutamente notáveis” afirmou Raúl Almeida, líder do Grupo Municipal do Movimento Rui Moreira, que se associou ao voto de pesar.
O membro da assembleia relembrou o “respeito com que sempre tratou o trabalho e os trabalhadores, e a forma como a sua fortuna cresceu sem deixar os outros para trás” que compõem uma “vida notável".
“A capacidade de contruir em conjunto e com respeito, valorizando o trabalho e os trabalhadores é, para mim, um grande legado que exige que nos curvemos aqui com todo o respeito perante a memória do Comendador Rui Nabeiro”, concluiu.
Também o Grupo Municipal do Pessoas-Animais-Natureza (PAN), na pessoa de Paulo Vieira de Castro, se associou ao voto de pesar, lembrando o Comendador Rui Nabeiro como uma das pessoas da indústria que chamou a atenção do país para as alterações climáticas.