22 Dec 2022, 0:00
166
A Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores Têxteis, Lanifícios, Vestuário, Calçado e Peles de Portugal (Fesete) e sindicatos afiliados realizaram, na quarta-feira, uma concentração de dirigentes sindicais junto à loja de Luís Onofre, presidente da APICCAPS.
A concentração, que decorreu entre as 10h30 e as 12h00, junto à loja comercial do presidente da APICCAPS - Associação Portuguesa dos Industriais do Calçado, Componentes, Artigos de Pele e Seus Sucedâneos, Luís Onofre”, no Porto, “com o objetivo de manifestar o seu protesto público contra o congelamento dos salários em 2022”.
A iniciativa protestou ainda pelo facto de “a retribuição salarial de uma parte significativa dos trabalhadores” ser “apenas o salário mínimo nacional” e pelo “subsídio de refeição diário, no valor de 2,5 euros”.
Os trabalhadores do setor chegaram a anunciar uma greve no início deste mês, nas empresas de calçado que recusassem negociar a atualização dos salários e do subsídio de refeição, mas não se concretizou, na sequência de alguns avanços registados e das negociações ainda em curso.