Trabalhadores da CP anunciam greve a 16 de maio por aumentos salariais

Os trabalhadores da CP - Comboios de Portugal decidiram fazer uma greve no dia 16 de maio em defesa de aumentos salariais de 90 euros para todos os trabalhadores.

A decisão foi tomada em plenários descentralizados de trabalhadores que se realizaram no Porto, no Entroncamento e em Lisboa e foram promovidos pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Setor Ferroviário (SNTSF), da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans).
O coordenador da Fectrans, José Manuel Oliveira, disse à agência Lusa que a decisão dos trabalhadores é "um protesto contra a intransigência do Governo e da CP, o arrastamento das negociações e os salários baixos".
"O principal motivo desta greve são os aumentos salariais, embora estejam também em causa outras matérias, como a aplicação do Acordo de Empresa da CP aos trabalhadores da antiga EMEF, para acabar com as desigualdades", disse o sindicalista.
A Fectrans e o seu sindicato, filiados na CGTP, reivindicam um aumento mínimo de 90 euros para todos os trabalhadores da CP, a quem foi aplicada uma atualização de 0,9%, tal como foi imposto a todo o Setor Empresarial do Estado e Administração Pública.
"Se queremos a modernização do caminho-de-ferro, é preciso também apostar nos trabalhadores ferroviários", defendeu José Manuel Oliveira.
Na resolução aprovada nos plenários, os trabalhadores exigem a continuação das negociações da revisão do Acordo de Empresa e do Regulamento de Carreiras, "que valorize os salários de modo a fazer face ao brutal aumento do custo de vida, valorize as profissões e proceda à integração dos trabalhadores da ex-EMEF sem perda de direitos e redução de remunerações".
Para os trabalhadores, "a proposta de aumento salarial de 0,9% significa, na prática, mais um ano sem aumento dos salários, com a agravante de acontecer num ano em que o custo de vida aumenta de forma galopante".

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Moreira e Carneiro decidem futuro da discoteca Eskada Porto
25/09/2023
Bilhetes para a Luz à venda online a partir desta segunda-feira
25/09/2023
Detenção por roubo, sequestro e abuso de cartões bancários no Porto
25/09/2023
Universitários sequestrados e ameaçados com pistola à porta da discoteca Via Rápida
25/09/2023
Após polémica, Porto vai ter uma comissão para a arte pública
25/09/2023
Atletas de karaté apoiados pelo Município do Porto arrecadam medalha de ouro no México
25/09/2023
Receita de bilheteira da Torre dos Clérigos vai para Coliseu
22/09/2023
Apoio ao alojamento para estudantes deslocados sobe 120 euros no Porto
22/09/2023
Moreira e Carneiro decidem futuro da discoteca Eskada Porto
25/09/2023
Bilhetes para a Luz à venda online a partir desta segunda-feira
25/09/2023