Teatro Nacional São João lança projeto de bolsas para artistas ucranianos

O Teatro Nacional São João (TNSJ) criou o projeto "Ucrânia -- Palco Livre" para apoiar artistas e profissionais da cultura ucranianos que venham a instalar-se em Portugal, anunciou hoje aquela instituição.
Teatro Nacional São João lança projeto de bolsas para artistas ucranianos. 

Criado na sequência da guerra na Ucrânia e da crise humanitária daí resultante, “o São João disponibilizou, de imediato, uma verba de 50 mil euros e ambiciona agora envolver várias empresas da região Norte do país, com o intuito de reforçar o orçamento do projeto”, pode ler-se no comunicado divulgado.
Com este programa, o TNSJ prevê atribuir entre 20 e 40 bolsas de criação artística a profissionais da cultura ucranianos.
Além do projeto “Ucrânia – Palco Livre”, o TNSJ vai ainda doar à campanha Emergência Ucrânia, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF, na sigla em inglês), a totalidade da receita dos espetáculos realizados no Dia Mundial do Teatro, que se assinala dia 27, acrescenta a nota do teatro dirigido por Nuno Cardoso.
A iniciar nas próximas semanas, o programa “Ucrânia — Palco Livre” contempla dois eixos: “a atribuição de bolsas de criação artística a profissionais (de teatro, mas não só) que desenvolverão projetos no quadro da programação do São João, ou realizarão ‘workshops’ no âmbito do seu Centro Educativo, e a integração de atores e atrizes e outros profissionais de áreas técnico-artísticas teatrais na atividade do Teatro Nacional São João, nomeadamente nos seus projetos de produção”.
O montante disponível do Ucrânia — Palco Livre poderá ainda aumentar em função do número de pessoas que venha a associar-se ao projeto. Quem pretenda associar-se à iniciativa do TNSJ, deve contactar o teatro através do endereço de correio eletrónico freestage@tnsj.pt.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Academia FC Porto vai nascer na Maia
29/09/2023
Governo quer vender TAP a quem aproveitar o aeroporto do Porto
29/09/2023
Fim de semana do melhor bodyboard no Porto
29/09/2023
Chega ao fim a exposição a céu aberto que deu vida a Monte Pedral
29/09/2023
Cais da Ribeira vai ter novo pavimento
29/09/2023
‘Polémico’ parque de estacionamento no Largo de Cadouços na Foz do Porto não vai avançar
29/09/2023
FC Porto celebra hoje 130 anos
28/09/2023
Agentes de enoturismo do Douro, Porto e Vinhos Verdes criam o Best of Club – Porto
28/09/2023
Academia FC Porto vai nascer na Maia
29/09/2023
Governo quer vender TAP a quem aproveitar o aeroporto do Porto
29/09/2023