Em
O Primeiro de Janeiro

27 Apr 2022, 0:00

153

Taylor’s lança Quinta de Vargellas Vintage 2020

Vinho do Porto visa "satisfazer a crescente procura de Single Quinta Vintages maduros".

A Taylor's vai engarrafar o Quinta de Vargellas Vintage 2020. Foram produzidas 2.500 caixas (de 9 litros, 12 garrafas). 
Para o diretor geral da Taylor’s, Adrian Bridge, "este Vintage vai permanecer nas nossas caves e será lançado posteriormente, para satisfazer a crescente procura de Single Quinta Vintages maduros a que assistimos nos muitos mercados onde estamos presentes". Segundo David Guimaraens, diretor de Enologia da Taylor's: "Dois meses marcaram o ano de 2020: Fevereiro, seco e muito quente, que resultou numa muito baixa ‘nascença’, e Julho, muito quente (+ 3,5ºC), sem memória de um Julho tão quente. A ‘nascença’ baixa e o fenómeno repetido de ‘escaldão’ marcaram indelevelmente o ano. O mês de Agosto foi mais fresco que o normal, mas chuva dos dias 17 a 20 e a reposição de tempo muito quente provocou uma aceleração no amadurecimento das uvas que obrigou a acelerar a vindima em todo o vale.” E salienta: “A variabilidade de localizações na viticultura de montanha do Vale do Douro desempenha um papel fundamental em anos extremos como este, permitindo a produção de vinhos do Porto de excelência como é o caso deste Quinta de Vargellas 2020.”
Segundo a empresa, o vinho apresenta "intensa cor púrpura escura com um nariz muito expressivo de frutos silvestres, notas de cereja preta, framboesas e um toque de alcaçuz. As notas florais estão proeminentes, assim como as fragrâncias de violetas que combinam com os sabores de frutos silvestres que lhe dão a estrutura. Os taninos lineares conferem grande firmeza e uma atraente austeridade ao vinho. Este é um Vargellas Vintage harmonioso, equilibrado e fino".
A empresa fez o relatório do ano vitícola de 2020, o qual pode ser caracterizado pelo rendimento extremamente baixo, resultante das condições climáticas do ano. As condições extremas de 2020 têm semelhanças com os anos de 2009 e 1820, quando os níveis de açúcar atingiram níveis extraordinariamente altos.
Após três anos consecutivos de precipitação abaixo da média, o período de dormência, novembro e dezembro de 2019, registou chuvas significativas, 310 mm no Pinhão, enchendo as reservas do solo. O restante do período de dormência foi quente e seco, com temperaturas mínimas elevadas resultando no abrolhamento mais precoce em 18 anos, tendo ocorrido no Pinhão no dia 3 de Março.
No início da época de crescimento, a fertilidade muito baixa resultaria num ano de baixa produção. Com menos cachos por videira, manteve-se a esperança de uma época de crescimento equilibrado, proporcionando uma produção razoável. O quadrimestre de crescimento (QC – Março a Junho) continuou quente, e com chuvas regulares em Março e Abril garantindo reservas hídricas suficientes para enfrentar o remanescente da temporada. Esta chuva regular exigiu, no entanto, um controlo persistente do míldio (Abril e Maio) e do oídio (Maio e Junho).
Os primeiros sinais de floração nas vinhas letra A foram registados a 4 de Maio, confirmando o desenvolvimento avançado das vinhas. No dia 22 de Junho houve uma mudança brusca no clima, e no dia seguinte a temperatura máxima atingiu 40,75ºC e a humidade relativa caiu para 13%. Isso causou a queima de bagos e cachos mais expostos e contribuiu para uma quebra adicional nos já baixos rendimentos esperados.
O pintor ocorreu a 7 de Julho, no que seria o julho mais quente desde 1931, altura em que os registos começaram. A temperatura média de Julho foi de 28,19º C em comparação com a média de 2005-2019 de 24,7º C
Agosto foi mais ameno (-0,5ºC do que a média), e em meados de Agosto as sebes das vinhas estavam significativamente bem conservadas. Os baixos rendimentos, juntamente com as boas reservas de água do Inverno e da Primavera, levaram a um rápido ritmo de amadurecimento. Entre os dias 17 e 20 de Agosto choveu 21 mm, o que contribuiu ainda mais para o amadurecimento; no final de Agosto houve uma mudança visível na conservação das uvas. Tendo sido particularmente evidente para a Touriga Francesa. No dia 5 de Setembro arrancou a vindima na Quinta de Vargellas.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Freguesia de Ramalde com melhorias do espaço público
3/10/2023
Porto marca presença no Fórum Mundial de Turismo Gastronómico
3/10/2023
60% dos portugueses reduziu gastos em saúde por questões económicas
3/10/2023
Trânsito na VCI provoca demoras de cerca de 10 minutos a veículos de emergência médica
2/10/2023
Passeio junta patins, bicicletas, skates e trotinetas pelas ruas da cidade
2/10/2023
Liga Pro Skate estreia-se no Queimódromo com etapa decisiva
2/10/2023
“Outubro Rosa” no porto com passeio de moto solidário
2/10/2023
Air Serbia abre voos sazonais para o Porto a partir de novembro
2/10/2023
Freguesia de Ramalde com melhorias do espaço público
3/10/2023
Porto marca presença no Fórum Mundial de Turismo Gastronómico
3/10/2023