24 Mar 2023, 0:00
67
Ao contrário do que acontecia com o anterior presidente “laranja” Rui Rio, com uma relação crispada e pouco amigável com o autarca independente, a ligação Montenegro-Moreira tem sido pontuada por almoços, convívios e ‘photo ops’ – oportunidades para fotografias a dois que assinalam uma nova época de bem-estar. Têm sido inúmeras as imagens publicadas em redes sociais e até em espaços mais institucionais, como o próprio site da Câmara do Porto.
Na quarta-feira, numa visita à delegação do PSD em Bruxelas, Montenegro quis ser “claro”: “Há uma coisa que quero garantir: nós vamos às eleições europeias para ganhar”. E sobre os candidatos? Luís Montenegro chutou para campo, “não tenho ainda um calendário predefinido, mas será a tempo dos eleitores poderem amadurecer a sua decisão”. Rui Moreira é hipótese?, insistiu-se pela terceira vez. “O PSD terá uma lista que possa absorver gente da sociedade, que possa enriquecer o papel do nosso grupo do Parlamento Europeu”. Uma não-resposta que diz (quase) tudo.
A boa relação entre os dois presidentes – do Porto e do PSD – está escrita nas fotografias que vão pululando. Uma receção “amiga” do autarca na Casa do Roseiral, edifício predileto de Moreira nos jardins do Palácio de Cristal com vista para o Douro, teve direito a notícia no site da Câmara em maio do ano passado.
Em julho, Moreira deslocou-se ao 40º Congresso do PSD no Pavilhão Rosa Mota para dizer que ficava “muito satisfeito” com a liderança de Montenegro, e que via no político de Espinho “amizade” e “enorme consideração”.
No início de fevereiro, foi a vez de um almoço entre os dois promovido pelo diretor-executivo do Grupo Simoldes, numa casa particular em Oliveira de Azeméis, mas com direito a fotografias e “sopros” à imprensa.