“São um de nós”: União Europeia quer que Ucrânia seja um Estado-membro

É mais uma decisão histórica e mais do que um apoio declarado. 

A União Europeia anunciou que quer a Ucrânia como Estado-membro, dizendo que considera o país como pertencendo aos 27. Um anúncio feito depois de Ursula von der Leyen ter dito que a Comissão Europeia vai financiar e fornecer armas letais à Ucrânia e fechar o espaço aéreo à Rússia, impondo também sanções económicas. 
É mais uma decisão histórica e mais do que um apoio declarado. A presidente da Comissão Europeia afirmou que quer que a Ucrânia faça parte da família europeia. Nas palavras de Ursula von der Leyen, “de facto, eles pertencem a nós. Eles são um de nós e nós queremos que eles entrem na UE”. 
Declarações à Euronews depois da Europa, pela primeira vez, se ter comprometido em financiar a compra de armamento militar para a Ucrânia. 
A Alemanha é um exemplo desta mudança. Desde a Segunda Guerra Mundial que não tinha enviado armamento militar para uma zona de guerra. 
O encerramento do espaço aéreo à aviação russa, que começou país a pais, tornou-se uma decisão concertada da Europa. A União decidiu também retirar os canais estatais russos dos países europeus para bloquear propaganda pró-Putin. 
Ainda esta segunda feira, em Bruxelas, os ministros da Energia da União Europeia vão discutir o impacto da invasão russa à Ucrânia no mercado energético. 
A guerra na Ucrânia tem exigido ao mundo medidas extraordinárias e, com a urgência da escalada, o conselho de segurança da ONU convocou para esta segunda-feira uma reunião na assembleia geral. 
A presidência francesa anunciou também que líderes mundiais, NATO e UE realizam esta segunda-feira uma videoconferência para discutir o conflito e estreitar a coordenação entre aliados e países europeus.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Vinte e sete aprovam regras para reservas de gás na UE
29/06/2022
Amarante opõe-se a linha de Alta Tensão
29/06/2022
Portugal mantém os preços dos hotéis baixos
29/06/2022
Festival Jazz 2022 regressa em Julho com Ashley Henry, Alfa Mist, Jéssica Pina e GNR
29/06/2022
“Curtas de Vila do Conde” regressa com filmes em 30 locais
29/06/2022
Função pública. Governo e sindicatos voltam a discutir hoje valorizações salariais
29/06/2022
Linha do Norte. Protocolo de "alto nível" sobre passagens superiores previsto ficar concluído até ao final de julho
29/06/2022
Depois da insolvência como estará agora recuperar a empresa têxtil Coelima?
29/06/2022
Vinte e sete aprovam regras para reservas de gás na UE
29/06/2022
Amarante opõe-se a linha de Alta Tensão
29/06/2022