Ribeiro Telles coordena programa do MNE para os 200 anos da independência do Brasil

A cooperação entre Portugal e Brasil ficou consagrada no Memorando de Entendimento entre o Ministério da Cultura da República Portuguesa e o Ministério da Cultura da República Federativa do Brasil, assinado no Rio de Janeiro, em 04 de setembro de 2018.

O embaixador Francisco Ribeiro Telles vai coordenar o programa dos Negócios Estrangeiros das ações de Portugal no âmbito das comemorações dos 200 anos da independência do Brasil, que se assinalam em 2022, segundo despacho publicado em Diário da República.
“Esta será uma excelente ocasião para, lembrando a singularidade do processo que conduziu a essa independência e a sua importância na época, assinalar a excelência das relações entre os povos português e brasileiro, bem como evidenciar as oportunidades de desenvolvimento da relação entre os dois países, em todos os domínios”, lê-se no despacho.
No âmbito das comemorações da efeméride, a cooperação entre Portugal e Brasil ficou consagrada no Memorando de Entendimento entre o Ministério da Cultura da República Portuguesa e o Ministério da Cultura da República Federativa do Brasil, assinado no Rio de Janeiro, em 04 de setembro de 2018.
O despacho, assinado pelo ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, refere que “o convite para a associação de Portugal a essas comemorações tem sido renovado, em distintas ocasiões, pelas autoridades brasileiras”.
Há ainda o objetivo de “assegurar a coerência das ações da efeméride, em apreço com outras ações igualmente relevantes a terem lugar em 2022, nomeadamente, as comemorações do primeiro centenário da Travessia Aérea do Atlântico Sul, a participação como país-tema na Bienal do Livro de São Paulo ou as comemorações do primeiro centenário do nascimento de José Saramago”.
Para a escolha de Francisco Ribeiro Telles para a coordenação do programa dos Negócios Estrangeiros das ações de Portugal nestas comemorações contou a sua “idoneidade, competência e experiência profissionais”.
Francisco Ribeiro Telles irá, em coordenação com a embaixada portuguesa em Brasília, representar a área governativa dos negócios estrangeiros nos contatos com as autoridades brasileiras e reportar diretamente ao ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros.
O embaixador irá coordenar uma equipe constituída por elementos da Secretaria-Geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros, nomeadamente, do Centro de Competência de Apoio à Política Externa, representantes do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (Aicep) e da Direção-Geral de Política Externa.
Além de uma extensa carreira diplomática, Francisco Ribeiro Telles desempenhou, entre 2019 e 2021 as funções de secretário-executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), além de ter sido embaixador de Portugal no Brasil.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Distinção do Aeroporto do Porto é "recado para a TAP, numa altura em que tudo corre mal em Lisboa"
26/06/2022
Sonae cria plataforma de emprego para ajudar refugiados ucranianos
26/06/2022
Filmagens do filme “Velocidade Furiosa” obrigam a cortes em vários troços da A24
26/06/2022
Hause Plants anunciam tour com mais de 15 datas em Portugal
26/06/2022
Livro “Norte com Tradição” apresentado este sábado
25/06/2022
Anulação do direito ao aborto nos EUA "interpela todo o mundo", diz Vaticano
25/06/2022
Reunião com enfermeiros não definiu retroatividade e negociações continuam
25/06/2022
Luísa Salgueiro: Câmara do Porto ficou "fragilizada e isolada" com saída da Associação Nacional de Municípios
25/06/2022
Distinção do Aeroporto do Porto é "recado para a TAP, numa altura em que tudo corre mal em Lisboa"
26/06/2022
Sonae cria plataforma de emprego para ajudar refugiados ucranianos
26/06/2022