10 Mar 2022, 0:00
92
O Reino Unido congelou os bens de sete empresários russos, incluindo Roman Abramovich, Igor Sechin, Oleg Deripaska e Dmitri Lebedev, após terem sido acrescentados à lista de sanções do país, relata a Reuters.
Os ativos de Abramovich no Reino Unido foram congelados como parte da resposta do Reino Unido à invasão da Ucrânia pela Rússia. Em um documento publicado pelo governo esta manhã quinta-feira, o proprietário do Chelsea foi identificado como “um oligarca pró-Kremlin” e estaria “associado a uma pessoa que está ou esteve envolvida na desestabilização da Ucrânia e em minar e ameaçar a integridade territorial”, soberania e independência da Ucrânia, nomeadamente Vladimir Putin, com quem Abramovich mantém uma relação próxima há décadas.”
Um porta-voz de Abramovich disse à Reuters que não poderia comentar imediatamente o anúncio de sanções do Reino Unido.
Abramovich é o proprietário do clube de futebol Chelsea, Deripaska tem participações no Grupo En+, Sechin é o Chefe Executivo da Rosneft e Lebedev é o Presidente do Conselho de Administração do Bank Rossiya.
No entanto, o Reino Unido disse ter publicado uma licença que permite a continuação de uma série de atividades relacionadas com futebol no Chelsea. "Não pode haver portos seguros para aqueles que apoiaram o ataque vicioso de Putin à Ucrânia", disse o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson.