6 May 2022, 0:00
80
O primeiro-ministro, António Costa, vai deslocar-se a Kiev para um encontro com o Presidente Volodymyr Zelensky e já há uma data acertada para o regresso do embaixador de Portugal à capital ucraniana.
A data do regresso de António Vasco Alves Machado à Ucrânia não será, no entanto, divulgada publicamente “porque só deve ser comunicada no momento próprio”, disse o governante.
António Costa falava esta quarta-feira aos jornalistas, em conferência de imprensa, depois de ter estado reunido cerca de uma hora com o primeiro-ministro ucraniano, Denys Shmygal, encontro que se realizou por videoconferência.
Interrogado sobre o processo de reabertura da embaixada de Portugal na Ucrânia, António Costa disse que já há uma data acertada, mas que não a divulga publicamente “porque só deve ser comunicada no momento próprio”.
“Quero aqui frisar que a embaixada portuguesa em Kiev nunca encerrou. O embaixador português recuou para a Polónia e regressará a Kiev”, sustentou o líder do executivo, antes de fazer um elogio aos funcionários ucranianos da embaixada portuguesa.
“Mantiveram-se em funções a assegurar o funcionamento da embaixada nas condições possíveis. O Governo vai propor ao Presidente da República a condecoração por atuação de excecional bravura e coragem de um dos funcionários que se destacou muito especialmente no apoio ao resgate de cidadãos portugueses ou ucranianos com relações com Portugal”, assinalou o primeiro-ministro.