29 Dec 2022, 0:00
203
Foi aprovada a proposta do aumento do tarifário da água para 2023, em Matosinhos. A decisão foi tomada na reunião pública do Executivo de quarta-feira. Apenas o PS votou a favor, enquanto os restantes partidos rejeitaram a proposta.
De acordo com a presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, este aumento fundamenta-se na fórmula contratual da concessão da Indaqua, e que a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) obriga o Município a aplicar. “Preferíamos que não aumentasse, mas não há nenhuma medida política nesta atualização, tratando-se simplesmente de um cumprimento das regras”, acrescentou a autarca.
O vereador da Gestão Financeira e Auditoria, Vasco Pinho, explicou que, depois de atualizados os índices e preços por consumidor, e tendo em conta que o consumo médio individual em Matosinhos é de 7,14 metros cúbicos por mês, a subida na fatura ficará nos 1,18 euros, dos quais 1,10 euros são receita da Indaqua.
Apesar de aprovada, a proposta teve os votos contra do PCP, do PSD e do movimento António Parada Sim!
A Autarquia salientou que a água continua a ser a mais barata, comparando com os outros municípios da Área Metropolitana do Porto.