Portugal está a preparar envio de mais 160 toneladas de material para a Ucrânia

Portugal está a preparar o envio de mais 160 toneladas de material para a Ucrânia, incluindo equipamento militar, disse hoje em Bruxelas a ministra da Defesa, Helena Carreiras, após um Conselho de Negócios Estrangeiros na vertente de Defesa.

À saída daquela que foi a sua primeira reunião ao nível da União Europeia desde que assumiu a pasta da Defesa, Helena Carreiras apontou que o ministro da Defesa ucraniano, Oleksii Reznikov, que participou por videoconferência, fez “uma avaliação otimista” da situação no terreno, mas reforçou a ideia de que a Ucrânia continua a necessitar de apoio, “e apoio de equipamento pesado para fazer face aos desafios que ainda têm”.
Segundo a ministra, há “a perceção de todos de que há uma guerra que está para continuar” e, da parte de todos os Estados-membros, a ideia de que os 27 devem continuar a fazê-lo, tendo mesmo o Alto Representante da UE para a Política Externa e de Segurança, Josep Borrell, terminado a reunião “pedindo aos Estados-membros que continuem a apoiar a Ucrânia, porque é preciso sustentar a resistência do povo ucraniano e das forças armadas ucranianas”, disse.
Helena Carreiras reiterou que Portugal continuará, assim como os seus aliados, a prestar apoio “na medida das possibilidades”, anunciando então o envio, em breve, de mais material, militar e não só.
“Como foi noticiado, mandámos numa primeira fase 170 toneladas, mais ou menos, de material militar letal e não letal, mas também outro tipo de material. Estamos agora a preparar um novo envio de mais 160 toneladas de material, e gostaria de destacar a diversidade dos nossos apoios”, afirmou.
A ministra salientou que “não se trata apenas de equipamento militar, trata-se também de apoio médico e sanitário e humanitário”, tendo também Portugal já manifestado “disponibilidade para receber feridos ucranianos” — o que ainda não sucedeu -, além do acolhimento de refugiados ucranianos.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Receita de bilheteira da Torre dos Clérigos vai para Coliseu
22/09/2023
Apoio ao alojamento para estudantes deslocados sobe 120 euros no Porto
22/09/2023
Proprietários rejeitam novo travão ao aumento das rendas
22/09/2023
Campanha infame para denegrir o FC Porto continua: “Os métodos utilizados para nos tentar abater não são sérios”
22/09/2023
Fundo de apoio ao Associativismo chega a Campanhã e a Centro histórico
22/09/2023
Porto junta-se à Semana Europeia do Desporto com 13 propostas
22/09/2023
Jovem suspeito de contrafação de moeda e tráfico de estupefacientes
22/09/2023
Uma exposição para recordar 50 anos de liberdade
21/09/2023
Receita de bilheteira da Torre dos Clérigos vai para Coliseu
22/09/2023
Apoio ao alojamento para estudantes deslocados sobe 120 euros no Porto
22/09/2023