17 Jun 2022, 0:00
88
A partir desta desta sexta-feira, 17 de junho, o Centro Hípico do Porto e Matosinhos vai ser palco de uma nova edição do “CSI** Frente Atlântica – Concurso de Saltos Internacional da Frente Atlântica”.
O evento acontece pelo período de três dias e vai contar com mais de duas centenas de cavaleiros, entre portugueses e estrangeiros, de acordo com informação avançada pela empresa municipal Ágora.
A nível nacional, os concursos de saltos de obstáculos dividem-se em três categorias: de A (a mais elevada) a C. Já a nível internacional, existem concursos de saltos desde a categoria 5* (CSI*****) até à categoria 1* (CSI*).
Nestas competições, onde o conjunto cavaleiro-cavalo é avaliado num percurso de obstáculos, analisam-se aspetos como a obediência e a velocidade do animal e a qualidade de equitação do cavaleiro. Durante as provas, o derrube de obstáculos, as desobediências e o incumprimento do tempo concedido são algumas das faltas que originam penalizações.
Inserido no calendário anual da Federação Equestre Portuguesa, o “Concurso de Saltos Internacional da Frente Atlântica” pretende dinamizar “a prática equestre em Portugal junto dos escalões mais jovens” e, simultaneamente, trazer à cidade do Porto “os praticantes mais dotados” da modalidade.