Porto recebe a terceira edição do Open Escalada em Bloco

Este fim de semana, os atletas e fãs de escalada não podem perder mais um “São Bloc - Campeonato de Boulder”, no formato open, aberto a atletas federados e não federados, nacionais e estrangeiros. O local da ação acontece nas paredes do São Rock Escalada Indoor. 

O Boulder (escalada de vias curtas até quatro metros, também denominados problemas ou blocos) é muito mais que uma tendência. E em Portugal veio para ficar, já que soma e segue no número de praticantes, justificado também pelo número de espaços criados para a prática deste desporto. O Porto não é exceção.

No nº 312 da Rua de Godim, em Campanhã, está situado o São Rock Escalada Indoor, primeiro ginásio de escalada indoor da cidade. E é neste espaço que, no sábado, 28 de outubro, são esperados mais de 100 atletas a competir pelos lugares cimeiros do boulder nacional. Refira-se que o Open de Escalada em Bloco é uma competição que integra o calendário oficial da recém-criada Federação Portuguesa de Escalada de Competição (FPME).

Este será um formato aberto a desportistas masculinos e femininos, federados e não federados, no qual podem igualmente participar atletas estrangeiros, como é o caso de Jordi Poles, vice-campeão francês de escalada.  

O dia seguinte, domingo, será aberto a quem queira sentir o gosto da escalada. Para tal, os blocos que serviram para o arranque da competição no sábado serão os mesmos, independentemente do grau de dificuldade, isto para que “todos os participantes sintam o gosto especial da competição. Desta forma acreditamos estar a criar massa crítica para que futuros atletas tenham vontade de integrar a fileiras do boulder nacional”, adiantou-nos Luísa Xavier, responsável pelo São Rock Escalada Indoor, também ela praticante de escalada há mais de uma década.

De relevar que esta competição terá um prémio no valor de dois mil euros que será distribuído, de igual forma, aos três primeiros classificados de ambas as categorias, masculino e feminino.

 

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Cidade do Porto recebe meeting internacional de natação artística
23/02/2024
Promotor de estrutura na praia do Ourigo reclama indemnização de 1,7 ME
23/02/2024
Pioneirismo de médico portuense Barreto Guimarães destacado pelo The Guardian
23/02/2024
Remadores portuenses no Campeonato do Mundo de Remo
23/02/2024
Porto recebe Circuito Nacional de Escalada de Bloco
23/02/2024
Agenda do futebol de formação do Boavista FC
23/02/2024
“A história dele não é só importante no FC Porto, mas também no futebol nacional”
23/02/2024
Souto Moura assina megaprojeto imobiliário na antiga termoelétrica do Freixo
23/02/2024
Cidade do Porto recebe meeting internacional de natação artística
23/02/2024
Promotor de estrutura na praia do Ourigo reclama indemnização de 1,7 ME
23/02/2024