Porto marca presença no Fórum Mundial de Turismo Gastronómico

O Município do Porto foi selecionado para estar presente no Culinary Plaza no âmbito do Fórum Mundial de Turismo Gastronómico, uma iniciativa conjunta da Organização Mundial de Turismo e do Basque Culinary Center (BCC), que terá lugar Em San Sebastian (Espanha), entre os dias 5 e 7 de outubro.

Promovendo internacionalmente a cidade no segmento da gastronomia e dos vinhos, que constitui um dos eixos da Visão de Futuro para a Sustentabilidade do Destino Porto, a Invicta apresentará no Culinary Plaza o prato filetes de polvo com arroz do mesmo, como forma de ligação ao Atlântico, à tradição e cultura, pelo chef portuense Vasco Coelho Santos, nomeado Chef do Ano 2023 e detentor de uma Estrela Michelin.

O Porto estará representado, entre outros destinos de diferentes zonas geográficas, como a Arábia Saudita, o Botswana e o Zimbabué, numa área aberta a todos os participantes do fórum, bem como ao público em geral, onde cada destino promoverá a sua identidade cultural e gastronómica.

Paralelamente, será feita uma apresentação da cidade, como destino de turismo enogastronómico, com um conceito de uma conversa à volta da mesa “Sharing Our Table, Sharing Our City”.

Segundo Catarina Santos Cunha, vereadora com o Pelouro do Turismo e Internacionalização da Câmara do Porto, “ser um dos poucos eleitos para participar nesta iniciativa da Organização Mundial do Turismo e do Basque Culinary Center, representa não só o reconhecimento do Porto como um importante e autêntico destino gastronómico, mas também uma excelente oportunidade de reforço do posicionamento internacional do Município neste segmento, com um importante impacto na economia da cidade. Tudo isto num dos principais centros gastronómicos do mundo”.

O 8.º Fórum Mundial de Turismo Gastronómico pretende fomentar a troca de experiências entre especialistas em turismo e gastronomia, identificar boas práticas e promover o turismo gastronómico como um fator de desenvolvimento dos destinos.

Será um espaço de networking, partilha de experiências e colaboração, onde a gastronomia se apresenta como expressão cultural, símbolo identitário e fator de pertença, que contará com aproximadamente 500 participantes, incluindo representantes do governo, assim como das autoridades regionais e locais do turismo, representantes do setor privado, chefs e proprietários de restaurantes, academia e membros afiliados da Organização Mundial de Turismo.

Centrado nas ligações entre o turismo, a gastronomia e os produtores, com vista ao desenvolvimento rural, à preservação do património cultural e natural, bem como fomentando a sustentabilidade e ainda melhorando a experiência turística de forma inovadora, esta presença reforçará a estratégia de promoção do Porto e da Região Norte.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Plano de Contingência para Pessoas em Situação de Sem-Abrigo no Tempo Frio
28/11/2023
Mulher assaltada e ameaçada com arma de fogo na Circunvalação
28/11/2023
STCP reforça serviço nos feriados de 1 e 8 de dezembro
28/11/2023
SC Salgueiros vence Arcozelo
27/11/2023
Comemorar o 25 de Novembro sem desgostos ou ressentimentos políticos e ideológicos
27/11/2023
Cinco detidos em operação de prevenção criminal na cidade do Porto
27/11/2023
Delinquência Juvenil e Criminalidade Violenta analisada pela Secretária de Estado da Administração Interna
27/11/2023
Banco Alimentar Contra a Fome promove recolha nos primeiros três dias de dezembro
27/11/2023
Plano de Contingência para Pessoas em Situação de Sem-Abrigo no Tempo Frio
28/11/2023
Mulher assaltada e ameaçada com arma de fogo na Circunvalação
28/11/2023