22 Sep 2023, 0:00
94
Entre 23 e 30 de setembro assinala-se a Semana Europeia do Desporto (SED), uma iniciativa desenvolvida pela Comissão Europeia em todos os Estados-Membro da União e na maioria das restantes nações do continente. A Câmara do Porto (através da Ágora) junta-se ao Instituto Português do Desporto e Juventude – entidade que coordena o evento no nosso país – e propõe também um conjunto de atividades para esses dias.
Entre as propostas do município há vários programas informais que decorrem semanalmente, como o Dias com Energia (pilates, ioga e tai chi), o Domingos em Form, (caminhadas e alongamentos), as aulas deskate em Ramalde, o De Volta à Forma (atividade para doentes oncológicos), o Saudável Mente (desporto sénior) e uma aula de natação adaptada na Piscina de Cartes.
A lista inclui ainda o programa de caminhadas de verão Porto Saudável, o programa contínuo do Centro de Marcha e Corrida e a terceira etapa do pedala com a Cofidis, projeto que ao longo deste ano tem ensinado a andar de bicicleta.
Finalmente, somam-se dois momentos de carácter interno: uma aula de ginástica laboral para os trabalhadores da Ágora e uma ação de avalização do risco cardiovascular (em parceria com o Departamento de Promoção da Saúde).
As 13 propostas enquadram-se nos objetivos desta iniciativa da Comissão Europeia: a promoção do desporto e da atividade física junto de todos os cidadãos, independentemente da idade, sexo, contexto social ou nível de aptidão motora; o incentivo a um quotidiano ativo, não só nesta semana, mas durante todo o ano; a adoção de um estilo de vida saudável. Propósitos que também fazem parte da missão da Ágora.