Porto e Lisboa acolhem primeiras Jornadas Lusófonas de Propriedade Industrial

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial de Portugal (INPI), em colaboração com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), organiza as primeiras Jornadas Lusófonas de Propriedade Industrial, nos dias 23 e 24 de junho, que terão lugar em Lisboa e no Porto, respetivamente.

O evento pretende “promover a transferência de conhecimento, o contínuo aperfeiçoamento e a valorização dos quadros das entidades nacionais que detêm a responsabilidade da atribuição de Direitos de Propriedade Industrial, através de uma partilha regular de experiências, da discussão e da reflexão de temas de interesse comum”, refere o INPI.
Contando com a participação do Secretário Executivo da CPLP, Zacarias da Costa, na sessão de abertura do evento e com a Ministra da Justiça de Portugal, Catarina Sarmento e Castro, na sessão de encerramento, estas jornadas vão “reunir as diferentes instituições internacionais com competência na área da Propriedade Industrial e os representantes dos Offices de PI dos Estados-Membros da CPLP em torno da temática da Propriedade Industrial na Lusofonia. Irão marcar presença no evento o Diretor-Geral da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), o Presidente do Instituto Europeu de Patentes (EPO) e o Presidente do Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO)”.
Em Lisboa, na sede da CPLP, no dia 23 de junho, serão “abordados temas como o papel da PI enquanto motor de recuperação e alicerce de cooperação na CPLP, a utilização dos direitos de PI no processo de internacionalização, a proteção das Denominações de Origem e Indicações Geográficas, a importância da PI para as Pequenas e Médias Empresas e o empreendedorismo nas camadas mais jovens”, anuncia o INPI.
No Porto, no dia 24 de junho, o “acolhimento será feito pelo Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP), numa sessão que irá, sobretudo, abordar a temática da proteção nacional e internacional das Denominações de Origem do Porto e Douro”.
Este evento, que será realizado em formato híbrido, é reservado aos dirigentes dos institutos da CPLP e outros quadros das entidades nacionais que detêm responsabilidades na atribuição de direitos de propriedade industrial, bem como a outras entidades que trabalham a temática da Propriedade Industrial.
Este primeiro encontro será transmitido em direto no canal de Youtube do INPI.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Encontrados dois cadáveres em alojamento local no Porto
27/01/2023
FC Porto começa "Champions" de hóquei com empate
27/01/2023
Sérgio Conceição: "Temos uma fome incrível de conquistar este título"
27/01/2023
Proposta de criminalização do consumo de droga “não é feliz”, defende membro do grupo municipal de Rui Moreira
27/01/2023
Defesa de Vale e Azevedo recorre para o Tribunal Constitucional contra contumácia
27/01/2023
Jovem de 19 anos morre em despiste de mota em Lordelo do Ouro
27/01/2023
Labirinto
27/01/2023
Clube dos Pensadores assinala 10 anos da presença de Miguel Relvas
27/01/2023
Encontrados dois cadáveres em alojamento local no Porto
27/01/2023
FC Porto começa "Champions" de hóquei com empate
27/01/2023