Polícia Judiciária impediu atentado terrorista contra estudantes da Universidade de Lisboa

A PJ informa em comunicado que, através da Unidade Nacional de Contraterrorismo, deteve hoje uma pessoa suspeita de planear um "atentado dirigido a estudantes universitários da Universidade de Lisboa". O suspeito, de 18 anos, foi detido e encontrava-se na posse de várias armas. 

Em nota, a Polícia Judiciária informa que "através da Unidade Nacional de Contraterrorismo (UNCT), procedeu, nesta data, à realização de uma operação tendente ao cumprimento de Mandados de Busca domiciliária, no âmbito de inquérito titulado pela Secção de Investigação do Crime Violento do DIAP de Lisboa".
Segundo a PJ, esta investigação decorreu por "suspeitas de atentado dirigido a estudantes universitários da Universidade de Lisboa", sendo que, avaliada a gravidade do potencial atentado, "foi atribuída a máxima prioridade à investigação, a qual permitiria, no dia hoje, às primeiras horas do dia, interromper a atividade criminosa em curso".
O suspeito, um jovem de 18 anos, foi detido "em flagrante delito" com várias armas quando se preparava para cometer o atentado, sendo amanhã "presente a primeiro interrogatório judicial de arguido detido para sujeição à medida de coação tida por adequada". O detido foi indiciado "pela prática do crime de terrorismo".
O comunicado da PJ adianta ainda que nas buscas efetuadas foram "apreendidos vastos elementos de prova, que confirmariam as suspeitas iniciais". Nestes encontravam-se "várias armas proibidas", mas também "outros artigos suscetíveis de serem usados na prática de crimes violentos, vasta documentação, isto, para além um plano escrito com os detalhes da ação criminal a desencadear". Ou seja, os agentes em questão encontraram o plano para perpetrar o atentado.
A CNN Portugal adianta que se trata de um estudante de engenharia de nacionalidade portuguesa que planeou matar vários colegas de forma indiscriminada com uso de várias armas, algumas delas facas de grandes dimensões. O DN pormenoriza: tratam-se de catanas, bestas, outras armas brancas e botijas de gás.
A mesma emissora refere que o alerta chegou à PJ por sinalização do FBI, o corpo de investigação a nível nacional dos EUA, que já andava a monitorizar o suspeito em conversas nas redes sociais e na dark web e que detetou a intenção do jovem de cometer o atentado.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Receita de bilheteira da Torre dos Clérigos vai para Coliseu
22/09/2023
Apoio ao alojamento para estudantes deslocados sobe 120 euros no Porto
22/09/2023
Proprietários rejeitam novo travão ao aumento das rendas
22/09/2023
Campanha infame para denegrir o FC Porto continua: “Os métodos utilizados para nos tentar abater não são sérios”
22/09/2023
Fundo de apoio ao Associativismo chega a Campanhã e a Centro histórico
22/09/2023
Porto junta-se à Semana Europeia do Desporto com 13 propostas
22/09/2023
Jovem suspeito de contrafação de moeda e tráfico de estupefacientes
22/09/2023
Uma exposição para recordar 50 anos de liberdade
21/09/2023
Receita de bilheteira da Torre dos Clérigos vai para Coliseu
22/09/2023
Apoio ao alojamento para estudantes deslocados sobe 120 euros no Porto
22/09/2023