27 Mar 2022, 0:00
74
O Presidente da República aceitou hoje a lista de 38 secretários de Estado proposta por António Costa para o XXIII Governo.
"O Presidente da República recebeu hoje do Primeiro-Ministro indigitado do XXIII Governo Constitucional, a seguinte proposta de nomeação dos Secretários de Estado do novo Governo, que aceitou", lê-se no início na nota publicada no site da Presidência.
Da lista de novos Secretários de Estado voltam a constar nomes como o de Lacerda Sales, que será novamente Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, de António Mendonça Mendes, que se mantém à frente da pasta dos Assuntos Fiscais, e de João Galamba, que continua a ser Secretário de Estado do Ambiente e da Energia.
Outro dado relevante é a manutenção de André Moz Caldas como secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, continuando assim na equipa da ministra Mariana Vieira da Silva.
Uma das principais alterações na orgânica do novo Governo é o facto de o primeiro-ministro ter na sua direta dependência o secretário de Estado dos Assuntos Europeus, antes na tutela do ministro dos Negócios Estrangeiros.
Tiago Antunes, o novo secretário de Estado dos Assuntos Europeus, tem pertencido ao "núcleo duro" político de António Costa, sobretudo na legislatura que agora termina e em que exerceu as funções de secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro.
Já o secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Filipe Campolargo, fica também na dependência direta do líder do executivo, porque António Costa considera que tem duas pastas centrais na execução do Plano de Recuperação e Resiliência.
Entre as novidades está o nome do novo secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Correia. O presidente da Junta da União de Freguesias de Mafamude e Vilar do Paraíso, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, era até aqui vice-presidente do grupo parlamentar do Partido Socialista, integrando agora o XXIII Governo.
Nascido em 1976 e licenciado em Organização e Gestão de Empresas, o gestor é deputado à Assembleia da República desde 2009 e presidente da junta em Mafamude e Vilar do Paraíso desde 2013. Segundo o registo de interesses na página ‘online’ do Parlamento, Correia presidiu ao Clube de Futebol de Oliveira do Douro, em Vila Nova de Gaia, entre 2012 e 2018.