Em
O Primeiro de Janeiro

27 Jun 2023, 0:00

464

Orlando Gaspar, o oráculo

Por Joaquim Jorge*

Encontrei-me com Orlando Gaspar, o grande artífice das grandes vitórias do PS Porto. Orlando Gaspar, político pouco falado, mas um fazedor. Combinamos o nosso encontro na esplanada do Café Velasquez. Orlando Gaspar, sempre pontual, apareceu elegantíssimo com um blazer azul claro de linho.

 

Há tempos foi homenageado pelos seus 90 anos, numa cerimónia na sede do PS Porto onde estiveram presentes: Fernando Gomes, José Luís Carneiro, Manuel Pizarro, seu filho Orlando Soares Gaspar, entre outros. Uma cerimónia graciosa, singela, mas marcante, onde lhe foi oferecido um quadro com o seu retrato e recebeu uma chamada de António Costa. Bonito!

 

Orlando Gaspar já tinha sido distinguido com o título de Presidente Honorário. É o mínimo por quem tanto fez pelo PS Porto e tantas vitórias lhe deu. Orlando Gaspar é uma figura incontornável do PS e do PS Porto, tendo-lhe dado grandes vitórias, actualmente, é um senador e uma referência para o PS, um senhor.

 

Recordo que Orlando Gaspar com o seu faro e astúcia política foi buscar Fernando Gomes para candidato à CM Porto. Saindo-se vencedor e seguiu-se um período áureo rosa na cidade. Essa é uma marca indelével do seu reinado à frente do PS Porto.

 

Esteve durante 12 anos na CM Porto, sendo vereador do Ambiente e vice-presidente. Deve-se a ele o Parque da Cidade (a obra mais visível e que os portuenses agradecem), o Parque da Pasteleira, o Monte Aventino e a consequente melhoria da qualidade de vida dos portuenses.

 

Foi presidente dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS), entre outras coisas.
 

A sua opinião, deve ser ouvida atentamente e tida em conta, pela sua experiência e o seu saber. A sua idade é um posto e uma garantia. Orlando Gaspar é uma enciclopédia viva como se deve fazer política. Convém , de vez em quando, consultá-lo.


A política faz-se de novas ideias e de jovens, mas também de pessoas que têm provas dadas e funcionam como conselheiros.

É importante nas próximas eleições autárquicas terem o cuidado de ouvirem a opinião de Orlando Gaspar, pela sua experiência e o seu currículo.

Tudo aponta que a escolha dos candidatos irá recair entre dois ministros do governo de António Costa: José Luís Carneiro ou Manuel Pizarro.

A política não se pode fazer sem livro de instruções. Orlando Gaspar é um oráculo do PS.

 

 

Biólogo, fundador do Clube dos Pensadores

 

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Atletas de alta competição com apoio de 200 mil euros
12/04/2024
Prova de cicloturismo Porto-Gaia Granfondo vai para a estrada este domingo
12/04/2024
Pai e filha detidos no Porto por criminalidade organizada
12/04/2024
Torneio Patricius 2024 regressa ao Parque da Cidade
12/04/2024
Obras da estação do metrobus do Pinheiro Manso terminam no verão
12/04/2024
PSP constitui cinco arguidos em operação de combate à segurança privada ilegal
12/04/2024
Esta é a nova geração da Arquitetura portuense
12/04/2024
Município investe em projetos de inclusão social e combate à pobreza
12/04/2024
Atletas de alta competição com apoio de 200 mil euros
12/04/2024
Prova de cicloturismo Porto-Gaia Granfondo vai para a estrada este domingo
12/04/2024