Open House 2022: A grande festa da arquitetura está de volta

O Open House Porto está de regresso nos dias dois e três de julho, após dois anos suspenso por causa da pandemia, com visitas em 74 espaços nas cidades do Porto, Maia, Matosinhos, e Vila Nova de Gaia.

A 7.ª edição do certame, com curadoria da arquiteta Graça Correia e do historiador Joel Cleto, foi ontem apresentada em conferência de imprensa, na Casa da Arquitetura, em Matosinhos. A apresentação contou com a participação dos autarcas das câmaras de Matosinhos e Maia, Luísa Salgueiro e António Silva Tiago, e dos vereadores das Câmaras do Porto e Gaia, Pedro Baganha e Paula Carvalhal, respetivamente.
Na conferência de imprensa, os curadores destacaram alguns dos espaços a visitar nas várias cidades, numa edição que tem vindo a ser preparada desde 2020.
“A pandemia permitiu também da importância decisiva, que para a qualidade de vida das comunidades, possuem os espaços verdes qualificados. E por isso viajaremos por um dos mais antigos e renascentistas parques de lazer da região – a Quinta dos Bispos e atual Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo, em Matosinhos -, mas também por jardins de origem e inspiração barroca como os da Casa da Prelada (Porto) ou da Quinta dos Cónegos (Maia), até ao mais recente Corredor do Rio Leça (Matosinhos) ”, lê-se no testemunho dos curadores entregue aos jornalistas e citado pela Lusa.
O Cemitério do Prado do Repouso, a Escola de Ballet do Porto, o Tribunal da Relação do Porto, a ESAP – Cooperativa de Ensino Árvore, o Velódromo Rainha D. Amélia do Museu Nacional Soares dos Reis ou o Comando Territorial do Porto da GNR, que em tempos foi a Quinta dos Bispos, um dos conventos da cidade, são alguns dos destaques dos espaços da cidade do Porto referidos pelos curadores.
Quanto a Matosinhos, foram realçados a Piscina das Marés, o Museu Vivo das Conservas Pinhais, a Casa da Arquitetura, o Terminal de Cruzeiros e Titan do Porto de Leixões, a antiga refinaria de Matosinhos ou a Casa de Chá da Boa Nova.
Por seu lado, na Maia, os curadores destacaram, por exemplo, a Casa da Maia, a Quinta dos Cónegos e o Mosteiro do Divino Salvador de Moreira como espaços a visitar e a descobrir.
As capelas mortuárias de Oliveira do Douro, a casa da Rua Clube dos Caçadores, o Convento Corpus Christi ou as Caves Graham’s são alguns dos destaques de espaços especiais da arquitetura em Vila Nova de Gaia que podem ser visitados.
O acesso às visitas é por ordem de chegada se for sem pré-marcação, mas algumas visitas exigem reserva prévia, que pode ser feita a partir de 28 de junho, às 19 horas. Há visitas livres, acompanhadas por uma equipa de voluntários e visitas comentadas por especialistas convidados. 
O Open House surgiu em Londres em 1992 com o objetivo de promover a arquitetura e o património edificado, através de visitas livres ou guiadas gratuitas a locais como casas particulares, igrejas, pontes, túneis, escolas, quartéis, palácios, bairros, museus, mercados, cemitérios, hospitais, entre outros.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Receita de bilheteira da Torre dos Clérigos vai para Coliseu
22/09/2023
Apoio ao alojamento para estudantes deslocados sobe 120 euros no Porto
22/09/2023
Proprietários rejeitam novo travão ao aumento das rendas
22/09/2023
Campanha infame para denegrir o FC Porto continua: “Os métodos utilizados para nos tentar abater não são sérios”
22/09/2023
Fundo de apoio ao Associativismo chega a Campanhã e a Centro histórico
22/09/2023
Porto junta-se à Semana Europeia do Desporto com 13 propostas
22/09/2023
Jovem suspeito de contrafação de moeda e tráfico de estupefacientes
22/09/2023
Uma exposição para recordar 50 anos de liberdade
21/09/2023
Receita de bilheteira da Torre dos Clérigos vai para Coliseu
22/09/2023
Apoio ao alojamento para estudantes deslocados sobe 120 euros no Porto
22/09/2023