O silêncio de Bolsonaro e o primeiro dia de transição para o governo Lula

Passadas 24 horas da proclamação do resultado da eleição presidencial pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o presidente Jair Bolsonaro, ainda não se pronunciou e não há perspetiva de uma declaração ao país.

Segundo interlocutores, Bolsonaro ainda avaliava a melhor estratégia para o discurso e o tom a ser usado após a derrota para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Quem se manifestou publicamente sobre a eleição foi o senador Flávio Bolsonaro, filho do presidente. Em publicação nas redes sociais, não contestou o resultado e agradeceu o apoio e os 58,2 milhões de votos dados ao pai.

Coordenador da campanha do presidente eleito Lula da Silva, Edinho Silva diz ter conversado com o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, a pedido do próprio integrante da atual gestão, para tratar da mudança de governo do país.

Eleito presidente da República com 50,9% dos votos, Luiz Inácio Lula da Silva vira a página da disputa eleitoral e começa a planear o governo que herdará a partir de janeiro. Sai a equipa de campanha, entra a equipa da transição. O presidente Jair Bolsonaro mantém-se em silêncio desde o fim da apuração dos votos, no domingo, mas o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, recebeu, ontem, um telefonema de um dos coordenadores da campanha petista, o prefeito de Araraquara, Edinho Silva, para uma primeira conversa sobre a transição.

Em nota, Edinho Silva informou que ligou para Nogueira "a pedido do próprio" e que se dispôs a conduzir o processo de diálogo do governo Bolsonaro com a equipa de Lula.

Para o coordenador da campanha de Lula no Distrito Federal, o ex-deputado Geraldo Magela, a transição se dará por duas vias: a técnica, que cuidará da análise e do diagnóstico das contas e políticas públicas do atual governo, e a política, responsável pela formação da equipa ministerial e da interlocução com o Legislativo.

"É preciso que o governo Bolsonaro abra as suas portas para permitir que a transição seja feita tecnicamente, que todos os dados sejam liberados e, politicamente, Lula vai cuidar de como construir o governo e como restabelecer as pontes com os segmentos que ficaram, neste momento, conflitados", declarou Magela em entrevista ao CB.Poder.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Receita de bilheteira da Torre dos Clérigos vai para Coliseu
22/09/2023
Apoio ao alojamento para estudantes deslocados sobe 120 euros no Porto
22/09/2023
Proprietários rejeitam novo travão ao aumento das rendas
22/09/2023
Campanha infame para denegrir o FC Porto continua: “Os métodos utilizados para nos tentar abater não são sérios”
22/09/2023
Fundo de apoio ao Associativismo chega a Campanhã e a Centro histórico
22/09/2023
Porto junta-se à Semana Europeia do Desporto com 13 propostas
22/09/2023
Jovem suspeito de contrafação de moeda e tráfico de estupefacientes
22/09/2023
Uma exposição para recordar 50 anos de liberdade
21/09/2023
Receita de bilheteira da Torre dos Clérigos vai para Coliseu
22/09/2023
Apoio ao alojamento para estudantes deslocados sobe 120 euros no Porto
22/09/2023