Novas instalações em Gaia para farmácia hospitalar

O Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNGE) inaugura esta segunda-feira a nova farmácia hospitalar, que até agora funcionou num pavilhão provisório, após um investimento de três milhões de euros.

“A farmácia hospitalar, até agora em funcionamento em pavilhão provisório, passa agora para uma área de 1.350 metros quadrados, que representa o dobro da atual, integrando o Novo Edifício Hospitalar (NEH)”, explicou o CHVNGE, em comunicado enviado à Lusa.

Contando com um investimento superior a três milhões de euros, a farmácia está dotada de novos equipamentos, nomeadamente de duas câmaras de fluxo laminar, salas limpas de pressão positiva e negativa e isolador para citotóxicos, especificou.

Segundo o centro hospitalar, a construção de várias salas limpas de pressão negativa e positiva permite a introdução de novas terapias, assegurando os níveis de segurança dos medicamentos preparados, o que é determinante para um centro hospitalar que serve uma população direta de mais de 350 mil utentes e perto de um milhão em referenciação indireta.

A nova localização da farmácia, no centro da Unidade I, permite uma “maior eficiência” na resposta logística, que, coadjuvada pelo novo sistema de transporte pneumático, reduz os tempos de entrega na área de cuidados intensivos, urgência, bloco operatório e internamentos, sublinhou.

“Esta obra representa mais um passo na finalização do NEH, no qual se encontram já a decorrer as obras que irão permitir criar uma área de internamento para doentes cirúrgicos e de infecciologia com quartos de isolamento, numa área superior a 7.000 metros quadrados”, frisou.

Acrescentando que esta intervenção irá concluir definitivamente o NEH, que já alberga o serviço de imagiologia, urgência geral, pediátrica e obstetrícia, cuidados intensivos, bloco de partos, internamento de obstetrícia, de pediatria e de ginecologia e bloco cirúrgico.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Receita de bilheteira da Torre dos Clérigos vai para Coliseu
22/09/2023
Apoio ao alojamento para estudantes deslocados sobe 120 euros no Porto
22/09/2023
Proprietários rejeitam novo travão ao aumento das rendas
22/09/2023
Campanha infame para denegrir o FC Porto continua: “Os métodos utilizados para nos tentar abater não são sérios”
22/09/2023
Fundo de apoio ao Associativismo chega a Campanhã e a Centro histórico
22/09/2023
Porto junta-se à Semana Europeia do Desporto com 13 propostas
22/09/2023
Jovem suspeito de contrafação de moeda e tráfico de estupefacientes
22/09/2023
Uma exposição para recordar 50 anos de liberdade
21/09/2023
Receita de bilheteira da Torre dos Clérigos vai para Coliseu
22/09/2023
Apoio ao alojamento para estudantes deslocados sobe 120 euros no Porto
22/09/2023