11 Jul 2022, 0:00
105
O país natal está a desiludir os emigrantes portugueses em muitos aspetos, levando-os a adiar ou a desistir do regresso de vez.
Emigrar sempre foi um sacrifício alimentado pelo sonho do regresso para muitos portugueses. Por mais anos que se viva no país de acolhimento e mesmo tendo uma boa experiência, a ideia de voltar para Portugal está sempre presente. É o que revela um estudo recente, onde mais de 70% dos emigrantes portugueses afirmam que querem voltar ao país.
No entanto, há quem vá desistindo ou adiando o sonho. Para os mais velhos, ficar junto dos filhos e netos é uma das principais razões que os levam a não regressar de vez à terra natal. No caso do Luxemburgo, hámuitos que optam por passar temporadas em cada país. E referem ainda o melhor funcionamento do sistema de saúde e mais apoios sociais no Grão-Ducado.
Para as gerações mais novas o que país natal oferece é pouco comparado com os países de acolhimento. No caso de alguns, o regresso está adiado por causa do percurso escolar dos filhos. Esta é a razão apontada por 6% do total de 300 emigrantes que participaram no inquérito da Sedes – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social, divulgado recentemente pela Agência Lusa.