8 Apr 2022, 0:00
85
O Museu da Cidade apresenta “Metamorfoses: Imanência Vegetal, Mineral e Animal no Espaço Doméstico Romântico”, uma nova mostra que apresentará objetos que fazem parte do amplo legado cultural do antigo Museu Municipal do Porto, nas salas da Casa da Quinta da Macieirinha um amplo número de peças, algumas anteriormente mostradas no antigo Museu Romântico e noutros espaços do Museu da Cidade, outras nunca antes expostas, evidenciando a indiscutível qualidade e diversidade das coleções municipais.
Esta montagem marca, igualmente, o começo da evocação do centenário da morte da artista portuense Aurélia de Souza, momento central da programação em 2022/23. O célebre autorretrato da artista enquanto Santo António, realizado em torno de 1902, integrará a nova montagem que reúne pintura, mobiliário, tapeçaria e têxteis, cerâmica, louças e prataria, assim como outros surpreendentes núcleos da coleção como os conjuntos de leques, papéis recortados e de malacologia.
No âmbito desta montagem, apresentamos pela primeira vez um conjunto de peças da coleção Távora Sequeira Pinto, recentemente integrada no acervo do Museu da Cidade.
A abertura de portas para a exposição está marcada para sábado, dia 9 de abril, pelas 11h30, e ficará no espaço até dezembro de 2023. Marca também uma nova etapa na vida do Museu da Cidade, centrada na apresentação do acervo do Município, como é o exemplo de conjunto de peças da coleção Távora Sequeira Pinto, recentemente integrada no acervo.
“Metamorfoses” salienta o processo de integração do imaginário e da temática vegetal, animal e mineral no espaço doméstico, que transformará as salas da Casa da Quinta da Macieirinha num espaço de investigação e de observação. Durante o tempo de exposição poerão ser colocadas periodicamente peças individuais ou núcleos de peças.
Os portadores do cartão Porto. têm acesso gratuito a esta mostra, que estará aberta ao público de terça-feira a domingo, entre as 10h00 e as 17h30.