14 Sep 2022, 0:00
101
Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, acompanhado do vereador da Educação, Fernando Paulo, assinalaram, na terça-feira, o arranque do novo ano letivo marcando presença no Jardim de Infância da Escola Básica do Bom Sucesso. Desde abril que o município do Porto alocou 45 milhõoes de euros para a área da educação e Rui Moreira afirmou que se tudo correr bem, o município vai "ser capaz de fazer melhor". "A Educação vai representar para a Câmara do Porto qualquer coisa como 45 milhões de euros, com reabilitações", afirmou o autarca portuense.
Tal como noticia o site oficial da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira explicou que este ano têm "75 escolas, cerca de 25 mil alunos e 1.500 funcionários que vão garantir que tudo vai correr bem".
Além disso, o autarca referiu que dos 45 milhões, cerca de sete, vão destinar-se à reabilitação e requalificação de dois equipamentos escolares já no próximo ano, nomeadamente as escolas básicas do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) dos Correios e Agra do Amial.
Rui Moreira deixou ainda o desejo de, futuramente, as autarquias poderem gerir também a colocação de professores."É uma questão fundamental. As escolas são compostas de alunos e professores, na medida em que não podemos ficar com a colocação de professores, exceto nas AEC [Atividades de Enriquecimento Curricular], ficamos com a ideia que melhor seria para os professores, crianças, pais e comunidade escolar que houvesse essa transferência. Não foi assim que o Governo entendeu, mas pode ser que no futuro possa existir. Entretanto, também vamos treinando", acrescentou.
Perante todos estes cenários, Rui Moreira deixou uma garantia: “Todas estas funções públicas tem uma palavra-chave: confiança nos parceiros. Para já, temos condições para garantir que as coisas [na Educação] vão correr bem".