28 Sep 2022, 0:00
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No Dia Mundial do Turismo, que se comemorou na passada terça-feira, o Município do Porto apresentou uma nova estratégia para o setor, focada no turismo mais sustentável que trabalhe para manter a captação de turistas. “Queremos um turismo sustentável, não só em termos ambientais, mas também que conviva bem com a população”, afirmou o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, durante a apresentação da “Visão de Futuro para a Sustentabilidade do destino Porto”, que decorreu no Parque das Águas.
Depois de dois anos marcados pela pandemia, assiste-se a um regresso em força do turismo à cidade do Porto. Esta estratégica que passa por um futuro mais sustentável tem como objetivo aumentar o tempo de estadia dos visitantes na cidade, captar novos mercados para aumentar as receitas e descentralizar o turismo para aliviar a pressão em alguns pontos da Invicta, principalmente no Centro Histórico.
Uma das medidas do novo plano estratégico apresentado na passada terça-feira passa por atribuir um selo de confiança para reconhecer os alojamentos locais e hoteis da cidade, explicou Rui Moreira. Os primeiros 20 selos serão entregues já a partir do mês de outubro. Outra das novidades á a aposta na formação gratuita dos guias turísticos e a regulamentação das atividades dos animadores de rua.
A vereadora do Turismo e da Internacionalização Catarina Santos Cunha esteve também na cerimónia e apresentou, mais pormenorizadamente, a “Visão de Futuro para a Sustentabilidade do destino Porto”. “Temos, para este destino, pensadas novas narrativas”, afirmou Catarina Santos Cunha, apresentando “o Porto como um destino único, onde se conciliam, de forma magistral, equilibrada e sustentável, duas grandes vertentes: por um lado, o Porto que todos conhecemos, genuíno, autêntico, tradicional e exemplo da hospitalidade. Por outro, o Porto que todos estamos, cada vez mais, a reconhecer também como nosso, criativo, disruptivo, moderno, internacional, sustentável e a fervilhar em novas indústrias que não estão somente no centro histórico”.
Com este documento estratégico, o Município do Porto tem uma ambição. “Queremos diversificar para crescer. Primeiro, diversificar o perfil de quem chega, de onde chega e por que motivos chega”, afirmou a vereadora, reconhecendo como essencial uma aposta aprofundada nos mercados asiático e americano, ainda pouco explorados.
A estratégia, para já, está ainda a ser pensada, num investimento que a câmara garante que não vai fugir do orçamento estipulado para o setor.