26 Jan 2022, 0:00
59
O FC Porto anunciou nas redes sociais que morreu esta terça-feira Maria Amélia Canossa, a cantora do hino e da marcha do clube.
Maria Amélia Canossa, que deu voz ao hino e à marcha do FC Porto, morreu esta terça-feira aos 88 anos.
"Morreu a mulher que deu voz ao hino do FC Porto. Maria Amélia Canossa faleceu esta terça-feira e deixou para trás um legado de 88 anos de amor ao azul e branco que culminou com a gravação do hino pela primeira vez no longínquo dia 31 de março de 1952", informou o clube no seu site.
"Nascida no seio de uma família portista em outubro de 1933, a Princesa da Rádio começou a frequentar as bancadas do Campo da Constituição com apenas seis anos, pela mão do pai e do avô, em tempos bem diferentes da história do FC Porto. Pouco depois, ainda muito jovem, começou a colaborar com a Rádio Clube do Norte e deu início a uma carreira intrinsecamente ligada à grande paixão da sua vida", é ainda referido.
Sobre o hino, são citadas as palavras da cantora: "Queria um hino que, aos primeiros acordes, fosse um hino vencedor. Que até os jogadores, ao entrarem em campo, sentissem um impulso que lhes desse força e um hino que transbordasse poder".