Ministro da Saúde condena violência e solidariza-se com médica agredida

Manuel Pizarro afirma que o plano contra a violência nos hospitais e espaços de saúde está a decorrer.

O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, condenou esta quarta-feira a agressão de profissionais de saúde e mostrou-se solidário com uma médica que esta semana foi agredida na urgência do Hospital de São Francisco Xavier (Lisboa).

A médica foi agredida por duas pessoas na segunda-feira, uma situação denunciada pelo Sindicato Independente dos Médicos.

Questionado pelos jornalistas, o ministro explicou que na manhã de quarta-feira esteve no Hospital São Francisco Xavier para se inteirar das "circunstancias exatas em que ocorreu essa agressão", para se "solidarizar com os profissionais do hospital e para condenar de forma inequívoca todo e qualquer ato de violência contra profissionais de saúde".

O ministro disse ser incompreensível que se possa agredir pessoas que estão a tentar ajudar a vida dos outros e a salvar vidas.

Manuel Pizarro afirmou que o plano contra a violência nos hospitais e espaços de saúde está a decorrer, com resultados positivos, mas que não se consegue evitar todos os casos, até porque o sistema de saúde é de "porta aberta".

Mas acrescentou sobre o caso: "Estou solidário e farei tudo o que estiver ao meu alcance para garantir a segurança dos profissionais e a punição dos responsáveis".

Perante a insistência dos jornalistas, Manual Pizarro afirmou que "nada justifica ou diminui a culpa de quem agride um profissional de saúde", e se a pandemia de covid-19 pode ter causado "alguma perturbação" não se pode aceitar nem desculpabilizar essas situações.

O ministro falava aos jornalistas depois de ter participado em Lisboa numa conferência sobre envelhecimento, promovida pela União das Misericórdias Portuguesas.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Academia FC Porto vai nascer na Maia
29/09/2023
Governo quer vender TAP a quem aproveitar o aeroporto do Porto
29/09/2023
Fim de semana do melhor bodyboard no Porto
29/09/2023
Chega ao fim a exposição a céu aberto que deu vida a Monte Pedral
29/09/2023
Cais da Ribeira vai ter novo pavimento
29/09/2023
‘Polémico’ parque de estacionamento no Largo de Cadouços na Foz do Porto não vai avançar
29/09/2023
FC Porto celebra hoje 130 anos
28/09/2023
Agentes de enoturismo do Douro, Porto e Vinhos Verdes criam o Best of Club – Porto
28/09/2023
Academia FC Porto vai nascer na Maia
29/09/2023
Governo quer vender TAP a quem aproveitar o aeroporto do Porto
29/09/2023