Marcelo expressa solidariedade ao homólogo são-tomense

Pelo menos duas crianças morreram e várias pessoas estão desaparecidas, na sequência das chuvas torrenciais que assolaram o país.

O Presidente da República expressou, esta quinta-feira, ao seu homólogo de São Tomé e Príncipe a solidariedade de Portugal face à situação no país, depois das chuvas torrenciais que provocaram pelo menos duas mortes e vários desaparecidos.
De acordo com um comunicado divulgado na página oficial da Presidente da República na Internet, Marcelo Rebelo de Sousa adianta que falou com o Presidente da República são-tomense, Carlos Vila Nova, “para testemunhar, em nome de todos os portugueses, a solidariedade pela calamidade que ocorreu numa área daquele país".
Hoje, o Presidente de São Tomé e Príncipe afirmou que as chuvas torrenciais dos últimos dois dias provocaram um alto nível de destruição e que a ilha ficou a parecer um cenário pós-guerra.
“Há infraestruturas destruídas e quem vê pela primeira vez parece que saímos de um cenário de guerra, tal a destruição”, afirmou Carlos Vila Nova na tarde de quarta-feira, após visitar várias comunidades dos distritos de Lobata e Lembá, no norte da ilha de São Tomé, que sofreram altos níveis de destruição devido às chuvas.
Os Serviços de Proteção Civil e Bombeiros, e as forças militares e paramilitares, incluindo a Polícia de Segurança Pública, ainda estão no terreno a calcular os dados reais dos prejuízos causados pelas inundações.
No centro da cidade, dezenas de comerciantes e trabalhadores ainda limpam os restos de terra e águas que invadiram vários estabelecimentos comerciais em níveis nunca antes vistos.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Distinção do Aeroporto do Porto é "recado para a TAP, numa altura em que tudo corre mal em Lisboa"
26/06/2022
Sonae cria plataforma de emprego para ajudar refugiados ucranianos
26/06/2022
Filmagens do filme “Velocidade Furiosa” obrigam a cortes em vários troços da A24
26/06/2022
Hause Plants anunciam tour com mais de 15 datas em Portugal
26/06/2022
Livro “Norte com Tradição” apresentado este sábado
25/06/2022
Anulação do direito ao aborto nos EUA "interpela todo o mundo", diz Vaticano
25/06/2022
Reunião com enfermeiros não definiu retroatividade e negociações continuam
25/06/2022
Luísa Salgueiro: Câmara do Porto ficou "fragilizada e isolada" com saída da Associação Nacional de Municípios
25/06/2022
Distinção do Aeroporto do Porto é "recado para a TAP, numa altura em que tudo corre mal em Lisboa"
26/06/2022
Sonae cria plataforma de emprego para ajudar refugiados ucranianos
26/06/2022