Mais de 90 ruas e praças da cidade iluminadas pelo Natal a partir desta sexta-feira

No primeiro dia do mês de dezembro, as ruas da cidade do Porto iluminam-se com as cores das luzes de Natal. Neste ano, são 90 as ruas com iluminação natalícia por toda a freguesia, com um total de quatro milhões de lâmpadas LED por toda a cidade. A isto junta-se a Árvore de Natal e vários elementos decorativos em praças da cidade.

Numa parceria com a Associação de Comerciantes do Porto, as ruas serão iluminadas às 18h00 desta sexta-feira, 1 de dezembro, ao mesmo tempo em que a grande árvore de Natal de 32 metros, instalada na Avenida dos Aliados, ganha as cores que vão encantar esta época.

Ao todo, as luzes de Natal espalhadas pela cidade apresentam 757 motivos diferentes, numa diversidade de formas e dimensões.

Pela cidade estarão ainda espalhadas estruturas de grandes dimensões, que resultam da parceria com a IP Infraestrutura de Porto e Metro do Poto (com estruturas de oito metros instalada no Largo da Estação de Campanhã e no Átrio da Estação da Trindade, respetivamente).

O Espelho d’Água em plena Avenida dos Aliados conta ainda com estruturas luminosas, que simulam bolas de Natal, e a Praça Gomes Teixeira (mais conhecida como a Praça dos Leões) conta também com uma estrutura luminosa com dois metros de altura.

A iluminação de Natal funcionará de domingo a quinta-feira, das 18 às 23 horas, e sextas-feiras, sábados e vésperas de feriados, das 18 às 24 horas.

Para total segurança da população e visitantes, a Câmara Municipal do Porto preparou um plano de mobilidade, que inclui alguns condicionamentos de trânsito (em anexo), para esta sexta-feira em particular, e que se vão replicar sempre que houver eventos/concertos na Avenida. O primeiro está agendado para esta sexta-feira, às 18 horas, na Avenida dos Aliados, com o concerto de Diogo Piçarra. Para além do palco nos Aliados, a animação desloca-se para a Cordoaria, com um Mercado de Natal para todos os gostos, animação itinerante, um carrossel parisiense e o regresso da pista de gelo ao Largo do Amor de Perdição.

Todos os eventos serão acompanhados, como habitual, pela Polícia Municipal do Porto e pela Proteção Civil Municipal.

Durante os dias festivos, haverá um reforço das operações da STCP e Metro do Porto, comunicadas pelas respetivas empresas de transporte.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Cidade do Porto recebe meeting internacional de natação artística
23/02/2024
Promotor de estrutura na praia do Ourigo reclama indemnização de 1,7 ME
23/02/2024
Pioneirismo de médico portuense Barreto Guimarães destacado pelo The Guardian
23/02/2024
Remadores portuenses no Campeonato do Mundo de Remo
23/02/2024
Porto recebe Circuito Nacional de Escalada de Bloco
23/02/2024
Agenda do futebol de formação do Boavista FC
23/02/2024
“A história dele não é só importante no FC Porto, mas também no futebol nacional”
23/02/2024
Souto Moura assina megaprojeto imobiliário na antiga termoelétrica do Freixo
23/02/2024
Cidade do Porto recebe meeting internacional de natação artística
23/02/2024
Promotor de estrutura na praia do Ourigo reclama indemnização de 1,7 ME
23/02/2024