Macron alerta que França pode ser o próximo país a sair da UE se Le Pen vencer as presidenciais

O Presidente francês, Emmanuel Macron, acusou a rival nas eleições presidenciais, Marine Le Pen, de elaborar um plano secreto para tirar a França da UE, avança o ‘The Sun’.

Em declarações num, comício de campanha em Estrasburgo, o atual líder francês alertou que a segunda volta das presidenciais francesas pode ser um referendo ao bloco comunitário.
O responsável, que apelou no seu discurso por uma maior integração europeia, deixou um sério aviso: “A UE mudou a vida deste país. Esta eleição é também um referendo à Europa”, alertou.
“Le Pen diz que quer uma aliança de estados-nação. Mas ela vai ficar num um canto e vai tentar fazer uma aliança apenas com os seus amigos”, acusou.
Por outro lado, também num outro comício de campanha, Le Pen recusou-se a descartar a realização de uma votação pública sobre a saída da França do bloco. “Os franceses podem reavaliar a sua presença em qualquer organização internacional que escolherem”, afirmou.
“No caso de um referendo contrário aos interesses fundamentais do país, o presidente e a Assembleia Nacional podem opor-se. Mas esse não é o caso de uma saída da UE”, acrescentou Le Pen.
A candidato de extrema-direita já fez campanha por um “Frexit” e disse que a França deveria descartar o euro. Contudo, Le Pen abandonou essas políticas durante a presente campanha, numa tentativa de apresentar uma imagem mais suave aos eleitores franceses.
Em vez disso, a responsável comprometeu-se a trabalhar com outros eurocéticos para mudar o projeto por dentro. O objetivo é acabar com o espaço Schengen sem fronteiras da UE e reintroduzir controlos nas fronteiras.
Le Pen também prometeu sair do mercado de eletricidade do bloco e eliminar a agricultura de futuros acordos comerciais, propostas que, segundo críticos, podem colocar França em rota de colisão com Bruxelas.
A dupla fará campanha durante mais duas semanas, incluindo um debate televisivo, antes da segunda volta a 24 de abril.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Vinte e sete aprovam regras para reservas de gás na UE
29/06/2022
Amarante opõe-se a linha de Alta Tensão
29/06/2022
Portugal mantém os preços dos hotéis baixos
29/06/2022
Festival Jazz 2022 regressa em Julho com Ashley Henry, Alfa Mist, Jéssica Pina e GNR
29/06/2022
“Curtas de Vila do Conde” regressa com filmes em 30 locais
29/06/2022
Função pública. Governo e sindicatos voltam a discutir hoje valorizações salariais
29/06/2022
Linha do Norte. Protocolo de "alto nível" sobre passagens superiores previsto ficar concluído até ao final de julho
29/06/2022
Depois da insolvência como estará agora recuperar a empresa têxtil Coelima?
29/06/2022
Vinte e sete aprovam regras para reservas de gás na UE
29/06/2022
Amarante opõe-se a linha de Alta Tensão
29/06/2022