3 Oct 2022, 0:00
117
A votação deste domingo deu mais de 56,8 milhões de votos e 48,30% ao ex-presidente Lula da Silva e 51 milhões e 43,31% ao atual presidente Jair Bolsonaro. O resultado reflete uma disputa polarizada e o voto útil nos possíveis vencedores. Ciro Gomes não chega aos 3%, atrás de Simone Tebet (4,18%).
A confirmação de que haverá segunda volta foi anunciada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) às 21h25, quando 96,93% das urnas já tinham sido apuradas. Lula tinha 47,85% dos votos úteis, e Bolsonaro 43,7% .
Lula da Silva e Jair Bolsonaro vão disputar as eleições presidenciais brasileiras na segunda volta, no próximo dia 30. O resultado da primeira volta causou surpresa, tendo em conta as projeções que davam a Lula da Silva a possibilidade de vencer na primeira eleição e com mais de 10 pontos percentuais de vantagem em relação ao atual Presidente.
Lula da Silva arrecadou mais de 53 milhões de votos, enquanto Bolsonaro se ficou pelos 50.
As maiores surpresas da noite ocorreram em São Paulo, onde o atual presidente conquistou uma vitória expressiva, com quase 7 pontos de diferença para o candidato do PT, e em Minas Gerais, onde Lula venceu por uma vantagem muito inferior àquela que tinha sido projetada pelas sondagens.
Até 30 de outubro, data do "segundo turno", decorrerá uma nova fase da campanha, marcada por debates entre os agora dois únicos candidatos a Presidente. Na mesma data, está prevista a votação nas eleições para governadores estaduais que não ficaram definidas à primeira volta. Esses são os casos de Baía, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Roraima, Sergipe e São Paulo.