8 Aug 2022, 0:00
93
Jornalistas não arriscam manter a dignidade acima do pão", diz Luaty Beirão
Em entrevista à DW África, o activista Luaty Beirão, que integra uma acção popular contra João Lourenço e a comunicação social pública angolana, lamenta o "descaramento" na instrumentalização da imprensa a favor do MPLA.
As eleições presidenciais em Angola estão aí à porta. Marcadas para o próximo dia 24 de agosto, as várias sondagens em Angola são algo contraditórias. Se umas apontam para uma possível mudança de curso, outras garantem a vitória do MPLA e do atual presidente angolano, João Lourenço. Estes últimos inquéritos dão, ou poderiam dar, alguma tranquilidade ao líder do povo angolano. No entanto, os últimos dias não têm sido fáceis para João Lourenço, que viu o seu nome associado a uma ação judicial pela “falta de isenção e tratamento desigual” dos partidos políticos. O SAPO24 ouviu um dos subscritores da mesma, que não lhe poupou críticas — e até Portugal foi alvo de uma ‘reprimenda’ por parte de Luaty Beirão, neste caso sobre a relação com o país africano.
A ação judicial, segundo os subscritores, visa João Lourenço e alguns meios de comunicação social públicos, que classificam como instrumento de propaganda pública do MPLA. Luaty Beirão fala em “manipulação das mentes dos angolanos”, destacando que este movimento, a poucas semanas das eleições, serviu para deixar o povo em alerta.