1 Apr 2022, 0:00
148
A Livraria Lello inaugurou, na quinta-feira, um novo espaço, a Gemma, um local privilegiado e exclusivo, para aqueles que procuram o Livro como objeto de investimento. Em exposição estarão algumas das obras mais particulares do Mundo, que integram o espólio da Livraria.
Um exemplar da primeira edição de Moby-Dick or, The Whale, de Herman Melville, que pertenceu a Jim Morrison; exemplares assinados das primeiras edições em francês e em inglês de O Principezinho, de Antoine de Saint-Exupéry; uma primeira edição de Pride and Prejudice, de Jane Austen; um exemplar da primeira edição de The Picture of Dorian Gray, assinada por Oscar Wilde; e um raríssimo exemplar da primeira edição de Harry Potter and The Philosopher’s Stone, são alguns exemplos das obras que estarão em exposição.
A história da Livraria Lello estará também em destaque através de livros, catálogos, cartas e outros registos únicos, que contam histórias de uma marca centenária. No icónico edifício neogótico do número 144 da Rua das Carmelitas conta-se uma história que começa muito antes da sua abertura de portas, a 13 de janeiro de 1906 e se estende até aos dias de hoje. Entre os documentos que a materializam, e estão agora em exposição, destacam-se cartas de figuras tão marcantes da Literatura Portuguesa como Camilo Castelo Branco e Eça de Queiroz.