19 Jun 2022, 0:00
72
Os primeiros resultados das eleições legislativas de 2022, para a 2ª volta este domingo, 19 de junho, são conhecidos e já marcam alguns contratempos para a maioria.
As eleições legislativas de 2022 recomeçaram às 8h desta manhã de domingo na França continental. A participação de voto ao meio-dia neste segundo turno das eleições legislativas é de 18,99%. Um ligeiro aumento na participação em relação ao domingo passado, quando apenas 18,43% dos eleitores registrados foram às urnas ao mesmo tempo, mas que ainda augura uma abstenção muito alta esta noite.
Os primeiros resultados da 2ª volta das eleições legislativas de 2022 já estão disponíveis nos territórios ultramarinos que votaram ontem. Um revés embaraçoso para a maioria com a derrota de Justine Benin em Guadalupe. Nomeada secretária de Estado do Mar há apenas um mês, terá, portanto, de deixar o governo, de acordo com a regra estabelecida pelo executivo.
Outros resultados decepcionantes para Emmanuel Macron: o deputado cessante do LREM no 2º círculo eleitoral da Guiana, Lénaïck Adam, foi derrotado pelo candidato Davy Rimane, apoiado pelo LFI. Na Polinésia, o candidato Nupes Tematai Le Gayic vence, apesar de estar muito atrás no primeiro turno contra a maioria presidencial. Aos 21 anos, será o mais jovem membro eleito da Assembleia.
Por outro lado, a Nova Caledônia envia dois deputados do acampamento presidencial à Assembleia: Philippe Dunoyer e Nicolas Metzdorf.
Emmanuel Macron, Elisabeth Borne, Edouard Philippe, Jean-Luc Mélenchon , Sandrine Rousseau, Fabien Roussel, votaram esta manhã nas respectivas assembleias de voto.