26 Mar 2022, 0:00
84
Este sábado, 26 de março, a Rota do Dragão volta a colocar a atenção na exposição permanente do Museu FC Porto. Joel Cleto conduz mais um passeio surpreendente pela memória, quando se assinala o centenário do emblema portista.
O historiador Joel Cleto regressa ao Museu Futebol Clube do Porto para conduzir o segundo passeio indoor da Rota do Dragão de 2022. A assinalar o centenário do emblema do FC Porto, a visita tem como tema “Os dragões no Museu FC Porto”, e se a ideia até parece óbvia, a verdade é que, nestas abordagens ao passado do clube e da cidade, a história surpreende sempre os participantes, por isso, estas jornadas de descoberta da memória são uma das experiências culturais mais procuradas no Porto.
A edição de 2022 inclui outras visitas dentro de portas, nos dias 7 de maio e 13 de novembro. Na cidade, o Paço Episcopal foi parceiro fundamental no primeiro passeio do ano, em janeiro, na zona da Sé do Porto, mas a Rota do Dragão prepara-se agora para ir a Vila Nova de Gaia pela primeira vez, numa parceria com o Museu da 1.ª Demarcação – Real Companhia Velha e que envolve, também, o Convento Corpus Christi, equipamento cultural municipal. Para esta sessão, no dia 24 de abril, a lotação já se encontra esgotada, mas ainda há lugares para as visitas no Porto a 26 de junho, em autocarro panorâmico, fruto da parceria com a Carristur – Yellow Bus, e a 29 de outubro, com passagem pelo Quartel do Carmo - Comando Territorial do Porto da Guarda Nacional Republicana.
Prémio Informação Turística pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM), Rota do Dragão é um projeto do Museu FC Porto e Joel Cleto, desenvolvido desde 2014 sob princípios de inovação, qualidade e evolução na descoberta, compreensão e partilha da história, dentro do Museu ou na cidade, mas sempre no coração do Porto e com um caráter surpreendente associado a cada visita.