Instituições do Norte unem-se para concerto solidário no Dia da Europa

O Coliseu do Porto vai ser palco de um concerto solidário, dia 9 de maio, denominado “Alegria para a Europa – Gaudeamus” – Ciclo de Canções para Soprano e Orquestra de António Victorino d’Almeida.

No mesmo dia em que se comemora o Dia da Europa, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte CCDR-N, Turismo do Porto e Norte, Livraria Lello, Irmandade dos Clérigos, Universidade do Porto e o Coliseu Porto Ageas unem-se para celebrar a Europa livre de guerras nascida com o projeto europeu e angariar fundos para os milhares de refugiados ucranianos saídos do conflito ainda a decorrer.
O concerto é aberto ao público na íntegra, com os preços a variarem entre os cinco e os 15 euros. A receita angariada será doada à Cruz Vermelha, revertendo a favor dos refugiados da Ucrânia.
O maestro Victorino d’Almeida considera a iniciativa “carregada de importância” e estabelece a analogia de que “se o fogo se apaga com água, a tristeza apaga-se com alegria”. Foi esta forma que a peça foi simbolicamente escolhida, com um tema que agrega música e poesia, num espetáculo que pretende representar “a união e o amor fraternal entre os povos e as culturas da União Europeia, interpretado em 30 línguas diferentes”.
Luís Pedro Martins, presidente do Turismo Porto e Norte de Portugal (TPNP), faz menção que o “turismo é a indústria da paz” e, como tal, o responsável pelo setor no Norte sublinha que “não podíamos deixar de honrar a nossa tradição secular de solidariedade, por isso apelamos à participação de todos, toda a ajuda é pouca nas atuais circunstâncias”. A CCDRN também se associa ao evento, e António Cunha, presidente da instituição, considera que Gaudeamus “é um hino à Europa de paz que construímos”, enquanto o presidente da Irmandade dos Clérigos, padre Manuel Fernandes Silva, vê nesta iniciativa “mais do que um concerto, mas uma mensagem para a Europa e para o mundo de que a paz é a única forma de celebrar o Dia da Europa”.
“Vivemos hoje numa Europa ferida, é certo, mas a música, como a literatura e todas as manifestações da cultura, têm o poder de difundir mensagens de esperança. Este concerto parte do Porto para levar uma mensagem de alegria e de apelo à paz, por toda a Europa. É um verdadeiro gaudeo à Europa e aos seus valores basilares, que não deixará ninguém indiferente”, refere Aurora Pedro Pinto, Administradora da Livraria Lello.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Academia FC Porto vai nascer na Maia
29/09/2023
Governo quer vender TAP a quem aproveitar o aeroporto do Porto
29/09/2023
Fim de semana do melhor bodyboard no Porto
29/09/2023
Chega ao fim a exposição a céu aberto que deu vida a Monte Pedral
29/09/2023
Cais da Ribeira vai ter novo pavimento
29/09/2023
‘Polémico’ parque de estacionamento no Largo de Cadouços na Foz do Porto não vai avançar
29/09/2023
FC Porto celebra hoje 130 anos
28/09/2023
Agentes de enoturismo do Douro, Porto e Vinhos Verdes criam o Best of Club – Porto
28/09/2023
Academia FC Porto vai nascer na Maia
29/09/2023
Governo quer vender TAP a quem aproveitar o aeroporto do Porto
29/09/2023