Incêndios. Dois aviões Canadair de França devem chegar nos próximos dias a Portugal

 Dois aviões pesados anfíbios Canadair de França devem chegar nos próximos dias, segundo a Proteção Civil, no dia em que chegaram dois aviões de Itália para apoiar o combate aos incêndios florestais.
O comandante nacional de Emergência e Proteção Civil, André Fernandes, avançou à Lusa que estes quatro Canadair são disponibilizados no âmbito do Mecanismo Europeu de Proteção Civil, que foi acionado por Portugal no domingo.
Segundo o Comandante nacional, os aviões italianos chegaram durante a tarde de quarta-feira, mas para já desconhece-se a data de chegada dos Canadair franceses.
O mesmo responsável disse também que os dois aviões pesados anfíbios espanhóis que estavam no país para apoiar o combate aos incêndios no âmbito do Mecanismo Europeu de Proteção Civil deixaram Portugal na segunda-feira devido aos fogos que também se registam em Espanha.
André Fernandes afirmou ainda que os Canadair não vêm com a missão de combater um incêndio específico, tendo sido acionado o Mecanismo Europeu de Proteção Civil “numa perspetiva preventiva”.
O país está desde segunda-feira em situação de contingência devido ao risco elevado de incêndio, que se vai manter até à meia noite de sexta-feira, mas que poderá ser prolongada caso seja necessário.
A situação de contingência, que corresponde ao segundo nível de resposta previsto na Lei de Bases da Proteção Civil, é declarado quando, face à ocorrência ou iminência de acidente grave ou catástrofe, é reconhecida a necessidade de adotar medidas preventivas e ou medidas especiais de reação não mobilizáveis no âmbito municipal.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Encontrados dois cadáveres em alojamento local no Porto
27/01/2023
FC Porto começa "Champions" de hóquei com empate
27/01/2023
Sérgio Conceição: "Temos uma fome incrível de conquistar este título"
27/01/2023
Proposta de criminalização do consumo de droga “não é feliz”, defende membro do grupo municipal de Rui Moreira
27/01/2023
Defesa de Vale e Azevedo recorre para o Tribunal Constitucional contra contumácia
27/01/2023
Jovem de 19 anos morre em despiste de mota em Lordelo do Ouro
27/01/2023
Labirinto
27/01/2023
Clube dos Pensadores assinala 10 anos da presença de Miguel Relvas
27/01/2023
Encontrados dois cadáveres em alojamento local no Porto
27/01/2023
FC Porto começa "Champions" de hóquei com empate
27/01/2023