11 Apr 2022, 0:00
105
O Porto é um lugar encantador, mas nada tem mais magia nesta cidade incrível do que o Harry Potter Tour.
Não é segredo para ninguém que a escritora JK Rowling acha o Café Majestic, um dos cafés mais bonitos do mundo. Foi no Majestic que autora escreveu parte do seu primeiro manuscrito enquanto morava na cidade invicta. Enquanto vivia no Porto, como professora de inglês em 1992.
JK Rowling muito à semelhança de Harry Potter passou por todas as fases de uma aventura heróica, por isso há muito para partilhar. Existem possíveis influências de Harry Potter em todo o Porto, por isso, pode-se usar a imaginação de uma maneira brilhante. Um passeio pela cidade para absorver a a atmosfera e experimentar
magia única de Harry Potter!
O tour omeça na mítica Estação de São Bento, a mais bonita do mundo e acaba na Livraria Lello, mas pelo meio há muito para descobrir.
Quando em 1997 foi lançado o primeiro livro da saga de Harry Potter, “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, ninguém — nem a própria escritora, J. K. Rowling — imaginava o sucesso que iria ter. Atualmente, existem sete livros publicados em dezenas de línguas por todo o mundo, filmes baseados na história do pequeno feiticeiro e muitos negócios que giram em torno deste mundo mágico.
Como é natural, a saga ganhou fãs que adoram descobrir mais e mais sobre este universo fantástico. Para os mais curiosos, há um tour muito especial para conhecer: “Harry Potter e a Cidade do Porto”.
Criado por Vinícius Otaviano, começou por ser uma visita virtual por causa da pandemia, mas agora com o abrandamento das restrições e a retoma das atividades turísticas, já pode ser feita pessoalmente, percorrendo as ruas da cidade. E não se preocupe, porque é uma visita que vai interessar tanto aos mais fanáticos da saga como a quem não faz ideia de quem é o jovem feiticeiro.
“É uma visita mágica para conhecer a cidade do Porto, relacionando a saga heróica de ‘Harry Potter’ com os heróis do Porto e a própria história de Portugal e as influências da cidade na saga de J. K. Rowling”.
A visita começa na Estação de São Bento, para falar da importância de estações de comboios na vida da escritora e na história de ‘Harry Potter’. Seguimos para o Café Majestic, onde ela escrevia, depois descemos ao Palácio Atlântico para falar da jornada do povo português. Descemos à Praça da Liberdade para falar sobre a mitologia do dragão, depois para a Cordoaria, onde falamos de António de Oliveira Salazar, um nome que também está presente na saga como um fundadores, Salazar Slytherin. Daí vamos à Universidade, onde falamos de sete emblemas da cultura portuguesa, e terminamos a visita na Livraria Lello para falar da conexão que a livraria tem com a saga e da polémica da escritora com a livraria.
Ao longo de cerca de duas horas é possível ficar a conhecer mais sobre a cidade e a saga do jovem feiticeiro. Pelo meio, o percurso inclui pequenos jogos de perguntas sobre a história e até sobre nós mesmos.
Uma oportunidades para conhecer os segredos da Invicta de outra perspetiva.