Hospital S. João condenado a pagar mais de 300 mil euros a doente por negligência

O Centro Hospitalar de São João, no Porto, foi condenado a indemnizar em 314 mil euros um doente, por lhe ter lesionado os nervos do braço esquerdo, o que levou a que perdesse quase na totalidade a mobilidade nesse membro superior, avança esta segunda-feira o Correio da Manhã.

Segundo a mesma fonte, esta decisão já transitou em julgado, após o Supremo Tribunal Administrativo ter rejeitado voltar a analisar um novo recurso.

O doente em causa deu entrada no Hospital em setembro de 2021 com problemas abdominais, tendo sido detetado com uma colite inflamatória e desenvolvido outros quadros clínicos, ao longo da sua estadia.

Por causa do quadro de sépsis, os profissionais de saúde tiveram que lhe amputar a perna direita. As lesões dos nervos no braço esquerdo aconteceram quando os médicos retiraram o cateter que estava na perna amputada e colocaram no braço esquerdo, lesionando assim os nervos mediano e cubital.

“O procedimento é comum, destina-se a procurar vasos. Não era expectável que lesionasse nervos e nem foi avançada explicação para o sucedido”, refere a decisão do Tribunal Administrativo Fiscal do Porto, citada pelo CM.

Neste momento, o doente desloca-se em cadeira de rodas, devido à amputação da perna direita, contudo não consegue deslocar-se sozinho por causa de não ter força suficiente no braço esquerdo.

“Em consequência da lesão do braço não consegue andar de muletas, só se pode deslocar em cadeira de rodas com a ajuda de uma terceira pessoa, pois não consegue movimentar as rodas da cadeira, e por isso, evita sair de casa. Não socializa também com outras pessoas que não sejam os seus familiares”, como se lê na decisão. 

O processo adianta ainda que “verificou-se um agravamento da necessidade que já tinha de ajuda de 3ª pessoa. Passou a necessitar de ajuda nas deslocações, nos cuidados de higiene e para se vestir e despir”.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
​​​​​​​Portugal sinalizado por tráfico de seres humanos, armas e droga
27/09/2023
Regulamento do Porto de Tradição quer reforçar valor do património imaterial
27/09/2023
Resultados do futebol de formação do Boavista FC
27/09/2023
“Não podemos fazer regulamentos da Movida em função de um estabelecimento”, afirma Rui Moreira
26/09/2023
Associação de Futebol do Porto assina protocolo para intercâmbio de árbitros
26/09/2023
Ministério da Agricultura apoia apicultores afetados pelos incêndios com 25 mil euros
26/09/2023
Tiago Campos e Mafalda Rosa dominam prova em águas abertas no Douro
26/09/2023
Terceiro Torneio de Badminton Cidade está de regresso
26/09/2023
​​​​​​​Portugal sinalizado por tráfico de seres humanos, armas e droga
27/09/2023
Regulamento do Porto de Tradição quer reforçar valor do património imaterial
27/09/2023