26 Apr 2022, 0:00
62
António Guterres já está em Moscovo para uma missão diplomática de alto nível, que inclui reuniões com Vladimir Putin e com Sergey Lavrov, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia.
Antes de se encontrar com Lavrov, o secretário-geral das Nações Unidas apelou a um cessar-fogo “o mais rápido possível” e frisou que é necessário fazer tudo o que é possível para acabar com a guerra na Ucrânia, adianta a AFP.
"Estamos extremamente interessados em encontrar formas para criar condições para um diálogo efetivo, criar condições para um cessar-fogo o mais rápido possível, criar condições para uma solução pacífica”, sublinhou o responsável da ONU.
Guterres acrescentou que a principal prioridade é minimizar o sofrimento humano na Ucrânia.
Guterres acrescentou que a principal prioridade é minimizar o sofrimento humano na Ucrânia.
Após concluir a viagem a Moscovo, o secretário-geral da ONU viaja para Kiev esta quinta-feira para se reunir com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky e com o ministro dos Negócios Estrangeiros Dmytro Kuleba.
A ordem das deslocações de Guterres desagradou a Zelensky, que considerou “ilógica” a decisão do secretário-geral da ONU de viajar primeiro para Moscovo e só depois para Kiev.