17 Nov 2022, 0:00
134
O homem, de nacionalidade francesa, que agrediu fatalmente um jovem português na baixa do Porto, em outubro de 2021, foi, esta quinta-feira, condenado a sete anos de prisão efetiva.
Além da pena de prisão, que terá de cumprir em Portugal, o Tribunal de São João Novo, no Porto, condenou ainda Anas Kataya, de 22 anos, ao pagamento de 202 mil euros aos pais da vítima, Paulo Correia, de 23 anos. A família do jovem portuense pedia 535 mil euros de indemnização.
O caso ocorreu junto de uma discoteca na Rua Passos Manuel na madrugada de outubro de 2021. Um grupo de amigos ter-se-á desentendido com algumas jovens francesas, que falaram do episódio a alguns amigos. Segundo o Ministério Público (MP), o grupo, em que se incluía Anas Kataya foi ter com os portugueses, "com o único propósito" de os "agredir".
O Tribunal de São João Novo considerou que o arguido foi ao encontro de Paulo, quando se apercebeu de que este estava a tentar evitar o confronto. "Pretendeu maltratar" o ofendido, sabendo que era "possível que da agressão resultasse doença perigosa ou permanente e perigo para a vida", aponta o tribunal. Anas "conformou-se com esse resultado, mas não antecipou a morte", daí que o crime pelo qual foi julgado tenha sido ofensa à integridade física e não homicídio.