18 Sep 2023, 0:00
82
Era para ser um lar de idosos, mas por causa da falta de alojamento, um edifício do centro histórico do Porto sofreu obras de adaptação e abriu este ano letivo como residência universitária totalmente gerida por estudantes, na zona histórica do Porto.
A residência universitária Academia 24 nasce de um protocolo de cedência da Câmara Municipal do Porto à Federação Académica do Porto (FAP), assinado a 24 de março de 2022, Dia Nacional do Estudante.
O centro histórico Portuense possui todas as ligações úteis para chegar aos vários pólos estudantis via transporte público, como a estação de metro, a estação de comboio e diversas paragens de autocarro. Para o Pólo Universitário da Asprela, o trajeto tem a duração de cerca de 15 minutos. Para o Pólo do Campo Alegre, a viagem nunca excederá os 30 minutos.
São 40 camas à disposição, dividas por 4 pisos num total de 18 quartos, e 14 casas de banho. Inclui lavandaria self-service, equipada com máquinas de lavar e secar roupa e tábua e ferro de engomar. A residência integra uma cozinha equipada com frigoríficos, congeladores, microondas, placas elétricas de fogão, torradeiras e fervedores. Contém, por conseguinte, uma área comum de refeições. Os residentes têm, ainda, ao seu serviço, espaços de estudo em todos os pisos, sala de convívio com TV e zona fitness.
Há, também, espaço para arrumação prolongada e acomodação de bens e pertences de grandes volumes. A roupa de cama é fornecida e existe serviço de limpeza de quartos e zonas comuns. Há rede wireless em toda a residência, assim como sistema de vigilância 24h.
A ocupação pode ser tanto feminina como masculina. Os estudantes interessados devem solicitar o serviço de alojamento aos respetivos Serviços de Ação Social da sua Instituição de Ensino, uma vez que estes são os responsáveis pela seleção e encaminhamento dos estudantes.
A Federação Académica do Porto, responsável pela gestão da Academia 24, assinou protocolos de colaboração com as seguintes Instituições de Ensino: Universidade do Porto, Instituto Politécnico do Porto, Universidade Católica Portuguesa - Porto e Escola Superior de Enfermagem do Porto. Os estudantes bolseiros destas Instituições que não encontrem vaga nas residências dos Serviços de Ação Social poderão habitar na Academia 24 por um preço igualmente acessível.