Está concluída a reparação do teto e cobertura da Estação de Porto São Bento

Os trabalhos incidiram no tratamento da estrutura na zona do átrio da Estação de Porto São Bento e substituição do revestimento.

Integrada na Linha do Minho, inserida no centro histórico e destacando-se da envolvente pela sua arquitetura e monumentalidade, integrando os roteiros turísticos da cidade do Porto, há algum tempo que a Estação de Porto São Bento tinha o teto e cobertura do átrio principal, reconhecido pelos seus monumentais painéis azulejares, a serem reparados. E esses trabalhos finalmente terminaram.
As obras incidiram no tratamento da estrutura da cobertura e na substituição do revestimento, incluindo a renovação de todas as madeiras, estruturas metálicas e telhas, tendo sido criado um novo passadiço metálico circular para apoio a futuras inspeções e trabalhos. Este investimento da Infraestruturas de Portugal contemplou, igualmente, a modernização da iluminação, a colocação de um sistema anti pombos, o tratamento de gessos, molduras e lisos.
Durante a empreitada foi pintado o interior do vestíbulo, que recuperou a tonalidade original, determinada pelo resultado das sondagens realizadas, as quais evidenciaram a preexistência de duas tonalidades, um castanho e um amarelo. A escolha da cor final resultou também da sua conjugação com o friso de azulejos que faz o remate do teto com as paredes.
Foi ainda levado a cabo uma ação de manutenção e conservação do relógio do átrio. Estas obras de reparação necessitaram de um investimento de 402.000€.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Encontrados dois cadáveres em alojamento local no Porto
27/01/2023
FC Porto começa "Champions" de hóquei com empate
27/01/2023
Sérgio Conceição: "Temos uma fome incrível de conquistar este título"
27/01/2023
Proposta de criminalização do consumo de droga “não é feliz”, defende membro do grupo municipal de Rui Moreira
27/01/2023
Defesa de Vale e Azevedo recorre para o Tribunal Constitucional contra contumácia
27/01/2023
Jovem de 19 anos morre em despiste de mota em Lordelo do Ouro
27/01/2023
Labirinto
27/01/2023
Clube dos Pensadores assinala 10 anos da presença de Miguel Relvas
27/01/2023
Encontrados dois cadáveres em alojamento local no Porto
27/01/2023
FC Porto começa "Champions" de hóquei com empate
27/01/2023