Deputado quer expo cultural e criativa em Macau a ligar China à lusofonia

Um representante de Macau no parlamento chinês defendeu a criação na região de uma exposição anual, dedicada à indústria cultural e criativa, que possa reunir empresas da China e dos países de língua portuguesa.

Numa proposta submetida à Assembleia Popular Nacional chinesa, Si Ka Lon disse que a Exposição de Design Cultural e Criativo da Região da Grande Baía teria um pavilhão dedicado exclusivamente aos mercados lusófonos.
A Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau é um projeto de Pequim para criar uma metrópole mundial que integra Hong Kong, Macau e nove cidades da província de Guangdong (Dongguan, Foshan, Cantão, Huizhou, Jiangmen, Shenzhen, Zhaoqing, Zhongshan e Zhuhai), com cerca de 70 milhões de habitantes e um PIB de cerca de 1,2 biliões de euros, semelhante ao da Austrália, da Indonésia e do México, países que integram o G20.
Si Ka Lon, que é também deputado à Assembleia Legislativa de Macau, disse que a exposição deveria incluir vários fóruns dedicados à iniciativa chinesa “Uma Faixa, Uma Rota”, avançou o jornal local de língua chinesa Ou Mun Iat Pou.
Em dezembro, o Governo de São Tomé e Príncipe assinou um acordo de cooperação com a China no âmbito de “Uma Faixa, Uma Rota”. A Guiné-Bissau assinou um acordo semelhante em novembro.
Lançada oficialmente pela China em 2013, “Uma Faixa, Uma Rota” visa expandir o comércio, através da construção de portos, linhas ferroviárias ou autoestradas, visando reconfigurar as atuais rotas comerciais na região do Pacífico, Europa e África.
A exposição poderia acontecer em simultâneo com a Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau, que decorre habitualmente no mês de julho, defendeu Si Ka Lon
A sessão anual da Assembleia Popular Nacional, arrancou no sábado, com a presença do chefe do Governo de Macau, Ho Iat Seng.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Distinção do Aeroporto do Porto é "recado para a TAP, numa altura em que tudo corre mal em Lisboa"
26/06/2022
Sonae cria plataforma de emprego para ajudar refugiados ucranianos
26/06/2022
Filmagens do filme “Velocidade Furiosa” obrigam a cortes em vários troços da A24
26/06/2022
Hause Plants anunciam tour com mais de 15 datas em Portugal
26/06/2022
Livro “Norte com Tradição” apresentado este sábado
25/06/2022
Anulação do direito ao aborto nos EUA "interpela todo o mundo", diz Vaticano
25/06/2022
Reunião com enfermeiros não definiu retroatividade e negociações continuam
25/06/2022
Luísa Salgueiro: Câmara do Porto ficou "fragilizada e isolada" com saída da Associação Nacional de Municípios
25/06/2022
Distinção do Aeroporto do Porto é "recado para a TAP, numa altura em que tudo corre mal em Lisboa"
26/06/2022
Sonae cria plataforma de emprego para ajudar refugiados ucranianos
26/06/2022