Cultura em Expansão promove oficina para entusiastas do som e curiosos

Desafiada pelo Visões Úteis para a realização de ações de formação com a comunidade, no âmbito do TAG, a Sonoscopia promove esta oficina destinada a entusiastas do som e curiosos, que parte do trabalho da Companhia de Música Teatral e conta com o seu cofundador, o compositor, músico e educador Paulo Maria Rodrigues, numa experiência que envolve os participantes no fazer musical num sentido muito lato.
A Sonoscopia promove na sexta-feira e sábado, dias 11 e 12 de março, uma oficina gratuita destinada a entusiastas do som e curiosos, intitulada “Tuning People 
Partindo do trabalho da Companhia de Música Teatral, a iniciativa contará com o seu cofundador, o compositor, músico e educador Paulo Maria Rodrigues, numa experiência que envolve os participantes no fazer musical num sentido muito lato. Combinando elementos de movimento, teatro e som, através de uma série de viagens criativas práticas pretende-se abrir os olhos e os ouvidos dos participantes para a ideia de que a Afinação é mais do que uma pré-condição para fazer música: é de facto o seu objetivo final e abrange o corpo e mente no estabelecimento de relações com os outros e com o mundo.
A oficina terá lugar na Associação de 
A pergunta “Quantas cidades há numa cidade?” serve de mote ao projeto TAG, promovido pelo Visões Úteis, que pretende mostrar as muitas cidades que existem dentro da mesma cidade, juntando numa plataforma online obras breves de música, escrita e imagem, criadas a partir de oficinas desenvolvidas por diferentes artistas em cada um dos territórios do Cultura em Expansão – Campanhã, Pasteleira, Bouça e Miragaia. Estas obras originais serão distribuídas pelos circuitos de transportes públicos da cidade, e facilmente acedidas com um smartphone.
Ao longo do ano, para além desta primeira oficina com Paulo Maria Rodrigues, a Associação de Moradores da Bouça acolherá, assim, outras duas ações de formação na área da música – uma em junho com Rodrigo Constanzo, e outra em setembro com Tuni Panea. Por sua vez, em julho, o bairro Pinheiro Torres acolherá uma oficina de fotografia com Paula Preto, e o bairro do Cerco, uma ação com o documentarista Pedro Neves. Já em Miragaia, está prevista uma iniciativa com o arquiteto Ricardo Medina, em novembro.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
​​​​​​​Portugal sinalizado por tráfico de seres humanos, armas e droga
27/09/2023
Regulamento do Porto de Tradição quer reforçar valor do património imaterial
27/09/2023
Resultados do futebol de formação do Boavista FC
27/09/2023
“Portuenses são prioridade no acesso a habitação social”, diz Rui Moreira
27/09/2023
Regresso do Speed Recruitment aproxima empresas de candidatos
27/09/2023
Rock à Moda do Porto regressa em outubro
27/09/2023
“Não podemos fazer regulamentos da Movida em função de um estabelecimento”, afirma Rui Moreira
26/09/2023
Associação de Futebol do Porto assina protocolo para intercâmbio de árbitros
26/09/2023
​​​​​​​Portugal sinalizado por tráfico de seres humanos, armas e droga
27/09/2023
Regulamento do Porto de Tradição quer reforçar valor do património imaterial
27/09/2023