2 Jun 2022, 0:00
76
As creches gratuitas são para todas as crianças até um ano de idade nas creches subsidiárias, com o setor privado excluído da medida.
Já em setembro, as creches subsidiárias serão gratuitas para os pais com seus filhos no primeiro ano da creche.
Para esclarecer as dúvidas existentes, a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, sublinhou, que esta nova medida não depende dos rendimentos dos pais e “vai abranger todas as crianças que ingressem num infantário do setor social até um ano velho."
Esta é "uma medida histórica" para o país, disse ela. “É feito através de uma parceria com o setor social e solidário e as creches gratuitas começaram há dois anos, tendo começado com famílias de menor rendimento”, salientou Ana Mendes Godinho.
Sublinhou que este é um "passo histórico" que o país se prepara para dar, e que "é mesmo um exemplo do ponto de vista europeu", é alargar a creche gratuita a todas as crianças do sector social, independentemente da os rendimentos dos pais.
A ministra adiantou que este processo será feito por fases, começando pelas crianças até um ano de idade para que até 2024 todos os três anos de creche sejam cobertos por creche gratuito. Nas suas palavras, esta é uma "medida essencial" na luta contra a pobreza.
Ana Mendes Godinho salientou ainda que os objectivos do Governo são não só ter uma rede de creches gratuitas, mas também chegar a todas as crianças que fazem parte da rede de cooperação implementada em todo o país.