Cidade do Porto vai ter novo organismo para combate à droga essencialmente a zona da Pasteleira

O Porto terá um novo organismo para atuar no combate à droga que tem atingido a cidade, essencialmente a zona da Pasteleira, substituindo assim o SICAD – Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências. Esta nova estrutura trabalhará em colaboração com a Câmara Municipal do Porto.

“Estamos completamente disponíveis – agora enquanto SICAD, e muito mais, provavelmente enquanto ICAD para intervir diretamente em colaboração com a autarquia, que é um parceiro fundamental”, assegurou o diretor-geral do SICAD, citado pelo Jornal de Notícias.

De acordo com a mesma fonte, João Goulão revelou que “terá entrado, muito recentemente, no circuito legislativo, uma proposta de lei que constitui um Instituto para os Comportamentos Aditivos, em vez do SICAD atual. O que está em circulação será o diploma constitutivo do ICAD, que volta a congregar num mesmo organismo a capacidade de pensar as políticas e de as executar no terreno”.

O diretor-geral do SICAD considera que o novo organismo poderá entrar “em funcionamento com o Orçamento do Estado de 2024”. “Esperamos, com isso, ter condições para voltarmos a ser mais efetivos no nosso trabalho”, acrescentou.

João Goulão avança ainda que “o SICAD assumirá o financiamento” da sala de consumo vigiado, instalada no final do ano passado, que agora é assumido pela autarquia, durante este período experimental. Caso essa fase for concluída com êxito, o SICAD irá assegurar o projeto e dar-lhe seguimento, adianta o JN.

João Goulão discursava esta quarta-feira na Comissão Parlamentar de Saúde, após o pedido do PS e do PSD, relativamente ao aumento da toxicodependência no Porto e nas regiões autónomas.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Porto vai instalar dois ecrãs gigantes para os jogos do Euro 2024
28/05/2024
Cinema rodado na Invicta apoiado pela Filmaporto
28/05/2024
U.Porto distingue Nobel da Física 2023 com Honoris Causa
28/05/2024
Município investe 4,65 milhões de euros para habitação na Rua Gisberta Salce Júnior
28/05/2024
Fluvial traz cinco medalhas da Regata Internacional da Amizade
28/05/2024
André Villas-Boas: “Continuaremos a ganhar consigo”
28/05/2024
Sérgio Conceição e família ergueram a Taça de Portugal no relvado de Alvalade
27/05/2024
Jardins do Palácio de Cristal acolhem a Festa da Criança durante três dias
27/05/2024
Porto vai instalar dois ecrãs gigantes para os jogos do Euro 2024
28/05/2024
Cinema rodado na Invicta apoiado pela Filmaporto
28/05/2024